Tomar conhecimento da correspondência, circulares e NOTAMS que forem do seu interesse ou do interesse do voo;
- Participar do briefing, encarregando-se de levar os documentos e informações para bordo;
- Examinar o plano de voo da Empresa, para aprovação por parte do Comandante;
- Familiarizar-se com as anotações constantes no "Diário de Bordo", referentes aos voos imediatamente precedentes; (B737-300/400/500/800)
- Verificar se os documentos da aeronave estão a bordo e válidos, conforme o checklist (guia de inspeção de rampa) localizado na pasta de documentos da Diretoria Operações;
- Verificar se a pasta de navegação está disponível na cabine de comando e se está completa, incluindo as cartas e os procedimentos das localidades previstas como destinos e alternativas;
- Conferir na Cabine de Comando a quantidade e distribuição do combustível abastecido, submetendo à aprovação do Comandante;
- Fazer inspeção visual na aeronave, externa e internamente;
- Certificar-se de que o carregamento da aeronave está de acordo com as normas em vigor, e informar ao Comandante o resultado de sua inspeção; e
- Verificar, em voos sem Comissários, a existência e localização a bordo do equipamento de comissaria, de emergência e de sobrevivência, requeridos para o voo.
- Informar imediatamente ao Comandante qualquer situação anormal que julgar necessária;
- Assessorar o Comandante nas suas tarefas;
- Ter consigo o material de navegação necessário para o voo;
- Obter, ao longo do voo, informações meteorológicas atualizadas sobre rota, destino e alternativas;
- Preencher a "Folha de Navegação" e o "Diário de Bordo";
- Auxiliar o Comandante a completar a documentação do Voo;
- Efetuar o cheque de abandono da aeronave, de acordo com a lista de cheques;
- Auxiliar o Comandante nas suas atribuições;
- Repor as cartas e procedimentos corretamente nos devidos manuais e alojá-los nos lugares apropriados;
- Obter a assinatura do Comandante no "Diário de Bordo" e demais documentos, conforme normas em vigor;
- As navegações utilizadas, as notas de abastecimento, os formulários de peso e balanceamento e os Takeoff-landing data (caso tenham sido preenchidos) deverão ser colocados na pasta de documentos da Diretoria de Operações pelo Copiloto.