Descrição:
Escolaridade: Formação Superior completa em Psicologia.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:
Habilidade em elaboração de planejamentos e relatórios;
Conhecimento de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
Capacidade de observação e crítico analítica;
Visão holística do ser humano;
Saber aplicar seus conhecimentos técnicos para a resolução de problemas;
Criatividade.
Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente;
Habilidade de redação, registros e construção de textos;
Bom nível de conhecimentos gerais;
Capacidade de reflexão crítica da própria prática.
RESPONSABILIDADES:
Realizar diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional;
Participar na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica e currículo da escola;
Participar no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho;
Promover/Apoiar ações de cuidado psicoeducativos a toda a comunidade escolar;
Mediar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes;
Orientar estagiários de psicologia e de inclusão escolar na execução das atividades;
Prestar informações necessárias para o bom andamento dos demais setores;
Atuar em parceria com a coordenação pedagógica;
Mediar relações no contexto escolar, família, escola e estudantes;
Apoiar na realização dos projetos educativos com temas compatíveis com as demandas emergentes no cotidiano institucional diversos para todos os ciclos educativos;
Apresentar sugestões para aperfeiçoamento da gestão pedagógica com vistas ao favorecimento da formação integral dos alunos;
Garantir a execução dos projetos elaborados e estabelecidos pelo setor;
Promover orientação à queixa escolar e demandas educacionais de ordem da aprendizagem e comportamento;
Auxiliar na organização de eventos escolares;
Realizar pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo;
Realizar encaminhamentos para profissionais externos, quando necessário;
Realizar outras atividades relacionadas a função;
Realizar escuta das famílias, profissionais e discentes da Instituição acerca do desenvolvimento dos educandos;
Acompanhar os resultados de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos da Instituição;
Produzir relatórios de desenvolvimento dos alunos;
Sugerir intervenções visando o desenvolvimento dos alunos na Instituição;
Acompanhar os alunos público alvo da educação especial visando auxiliar a inclusão, a acessibilidade pedagógica e o desenvolvimento de habilidades e competências dos mesmos;
Realizar atividades de adaptação escolar dos novos alunos;
Realizar observações e ações de cuidado aos alunos em diferentes momentos da rotina escolar;
Manter comunicação com outros profissionais externos à escola (neurologistas, outros psicólogos, fonoaudiólogos, etc.) sobre alunos.
#J-18808-Ljbffr