Atender clientes que ligam para empresa em repostas à contatos telefônicos, publicidade, plantão de vendas e anúncios, procurando, tanto na captação quanto no atendimento, agendar visita de vendas onde levantará o perfil do cliente para estimular o interesse, esclarecer dúvidas sobre o funcionamento, vantagem do sistema consórcio, valores de taxas, etc., valendo-se de técnicas de negociação e chegando a venda propriamente dita.
Tanto no processo de venda quanto no atendimento de pós-venda o profissional deverá demonstrar adequadamente o produto consórcio através de material de publicidade, tabelas de cálculos e taxas, dando explicações detalhadas sobre as características do sistema, tais como: sorteio, lances, fundo de reserva, transferência de cotas, entre outras, bem como demonstrar a vantagem do sistema sobre a concorrência (Sistema Financeiro, Construtoras, Cooperativas), utilizando-se de experiência e técnicas de vendas CRM, relacionamento com o cliente, para garantir a segurança da negociação para o cliente e a empresa, evitando o cancelamento e trabalhando constantemente para a satisfação do cliente no tocante ao seu projeto inicial para compra do bem através do consórcio.
Preencher corretamente contratos de venda com dados do cliente e forma de pagamento, grupo e cota, taxa de seguro, orientando o cliente sobre o processo da cota como um todo: Resolução de pendências, cadastramento, pagamentos mensais, assembleias, formas de contemplação, contemplação em si, análise de crédito, análise de garantias, aquisição do bem, quitação e recebimento de fundo de reserva no final do plano.
Após o preenchimento do contrato e as orientações aos clientes o vendedor deverá encaminhar a venda para o superior imediato proceder aos tramites administrativos.
Controlar sua carteira de clientes mantendo-a com dados atualizados bem como efetuando a manutenção de sua carteira de clientes com malas diretas ou contatos telefônicos.
Atingir mensalmente as metas de vendas em cotas e créditos, volume mensal de reuniões com clientes e prospecção diária.
Participar das reuniões matinais diárias.