Responsável por coordenar as atividades financeiras e de controladoria da empresa de serviços de engenharia, garantindo a eficiência e eficácia dos processos financeiros, contábeis e de controle interno.
Atividades: Coordenar a equipe financeira da empresa, garantindo o alinhamento das atividades, estabelecimento e o cumprimento das metas e objetivos financeiros juntamente com a gerência/diretoria.
Planejar, controlar e realizar análises financeiras, garantindo o cumprimento das políticas e procedimentos financeiros estabelecidos.
Desenvolver e implementar políticas, procedimentos e controles financeiros e contábeis, garantindo a integridade dos registros financeiros e a conformidade com as regulamentações contábeis e fiscais aplicáveis.
Realizar a gestão financeira da empresa, incluindo o gerenciamento do fluxo de caixa, a elaboração de orçamentos e projeções financeiras, bem como, a identificação de oportunidades de redução de custos.
Preparar e apresentar relatórios financeiros e de controladoria para a alta administração e para os stakeholders da empresa, fornecendo informações precisas e relevantes sobre o desempenho financeiro de projetos e operacional da empresa, com análises em diferentes níveis.
Gestão do processo de Orçamento geral (Budget), análises comparativas e atualização de cenários (Forecast).
Realizar a análise de viabilidade financeira de projetos e investimentos, fornecendo insights e recomendações para a tomada de decisão.
Manter relacionamentos sólidos e de confiança com instituições financeiras, fornecedores e clientes, garantindo a sustentabilidade financeira da empresa.
Negociar termos e condições favoráveis, buscar oportunidades de financiamento e realizar análise comparativa de serviços financeiros.
Realizar a gestão de riscos financeiros, identificando e mitigando os riscos financeiros associados às operações da empresa.
Manter-se atualizado sobre as tendências, práticas e regulamentações financeiras relevantes.
Compartilhar conhecimentos e melhores práticas com a equipe, contribuindo para o aprimoramento dos processos financeiros da empresa.
Coordenar as operações de fiscal e contabilidade, junto a terceiros e finanças da empresa, garantindo a conformidade com as regulamentações fiscais e contábeis; Fornecer treinamento para a equipe financeira, assegurando que tenham as habilidades necessárias para desempenhar suas funções com eficácia.
Realizar a gestão de pessoas, integração e onboarding, bem como: avaliações de desempenho, orientação e suporte equipe.
Participar de processo seletivo da área, contribuindo na seleção dos candidatos mais aderentes à cultura organizacional.
Garantir conformidade com leis, regulamentos e políticas financeiras aplicáveis.
Coordenar auditorias/fiscalizações internas e externas, fornecendo informações e documentação necessárias e implementando recomendações resultantes das mesmas.
Organizar e acompanhar os dados e movimentações societárias como atualizações de contrato social e acordo de sócios quando aplicável.
Identificar oportunidades de melhoria nos processos financeiros e implementar soluções eficientes.
Automatizar tarefas financeiras, promover a integração de sistemas e adotar melhores práticas financeiras, promovendo a agilidade na adequação de sistemas/ERP em aderência a controles financeiros.
Cumprir os objetivos e metas estabelecidos para o seu cargo.
Auxiliar seus pares e gestores em funções administrativas, conforme demanda.
Escolaridade: Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Administração, Economia e áreas correlatas.