Gerente Comercial - SMB
100% presencial
Inglês avançado
Missão
Responsável por estabelecer e executar o planejamento estratégico para o segmento SMB de clientes da empresa. Atua na gestão de planos de ação comercial definindo e implementando ações, direcionadores e metas conforme as estratégias de negócio e mercado. Gerencia performance dos líderes de segmento e responde pela performance do canal SMB. Além disso, garante um alto padrão de atendimento ao cliente, monitora tendências de mercado e a concorrência, controla o orçamento da área e prepara relatórios para a alta gestão.
Atividades principais
Estruturar e implementar o planejamento estratégico do segmento em conjunto com as áreas parceiras como Compras, Comercial, Supply Chain entre outras, para aumentar as vendas e expandir a participação no mercado, alinhadas com os objetivos corporativos.
Previsão de Demanda: Fornecer dados e insights sobre tendências de vendas, comportamento do consumidor e previsões de demanda para garantir que o planejamento de demanda seja preciso e realista.
Suportar a execução das estratégias para atingimento das metas do canal SMB.
Revisão de Planos: Participar das reuniões de S&OP para revisar e ajustar as previsões de vendas e os planos operacionais, garantindo que as necessidades do mercado sejam atendidas de forma eficaz e eficiente.
Acompanhar a realização do plano de ação junto aos líderes de segmento para atuação nas principais frentes de resultados.
Utilizar as ferramentas disponíveis para atuação e direcionamento estratégico das ações do segmento, como uso do CRM, BI, análise de indicadores entre outras ferramentas internas de gestão para tomada de decisão.
Otimização de Processos: Revisar e otimizar processos operacionais e comerciais para melhorar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a experiência do cliente.
Controle Orçamentário: Gerenciar o orçamento da área, controlando despesas e maximizando a rentabilidade.
Participar e representar a empresa em feiras, eventos e outros eventos sociais.
Realizar a gestão do time, construindo planos de desenvolvimento individual para proporcionar crescimento e desenvolvimento dos colaboradores.
Atuar como disseminador e influenciador da cultura organizacional.
Acompanhar e relatar as estratégias e práticas dos concorrentes.
Observar e recomendar quando necessário, ajustes nas estratégias comerciais e de marketing o mesmo para aprimoramento de processos.
Promover cultura da melhoria contínua.
Requisitos e habilidades
Formação em administração, economia, gestão comercial ou engenharias.
Experiência anterior em gestão comercial, criação e execução de estratégias comerciais eficazes e campanhas promocionais.
Experiência anterior em posições de liderança, gestão de times Comerciais, análise e tomada de decisões, data driven, planejamento, resolução de problemas, negociador, treinador, Client comunicação.
Excelente comunicação oral e escrita.
Domínio de inglês para condução de reuniões e negocições.
Conhecimento sobre varejo, estratégias comerciais e de negócios
Conhecimento tributário (Federal e estadual)
Conhecimento de utilização do CRM (diferencial em SAP CX, Sallesforce, Hubspot)
Conhecimento em negociação B2B, funil de vendas, desenvolvimento de novos negócios
Capacidade analítica de indicadores comerciais
Habilidade de liderança, comunicação, negociação.