Ensino Superior Completo em Enfermagem; Pós-graduação na área; Registro no COREN; Experiência na função.
Conduzir o processo de gestão dos serviços assistenciais (Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia e nutrição), monitorando o processo de trabalho, observando as diretrizes assistenciais da Unidade/ IRSSL; Planejar, organizar, direcionar e coordenar a execução e avaliação do Serviço de Enfermagem.
Organizar o serviço de enfermagem de acordo com a especificidade da instituição; Desenvolver ações que efetivem os princípios preconizados na missão, visão, valores e políticas da enfermagem no campo prático.
Participar da elaboração e validação das escalas de folgas dos setores e programação de férias e fechamento do ponto dos colaboradores sob sua responsabilidade; Realizar o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem da Instituição.
Planejar e organizar as ações de enfermagem da Unidade através da sistematização da assistência à saúde padronizando normas e procedimentos internos.
Promover reuniões visando a qualidade dos serviços assistenciais; Desenvolver e garantir a análise de indicadores assistências pertinentes ao setor, com metas e planos de melhoria e divulgação a equipe.
Participar e acompanhar o orçamento disponível para o setor, visando o apoio quanto ao aproveitamento de recursos financeiros.
Realizar avaliação de desempenho dos colaboradores sob sua responsabilidade; Acompanhar processo seletivo de profissionais de enfermagem, bem como controlar quadro de colaboradores assistenciais das unidades.
Participar da elaboração e validação das escalas de folgas dos setores e programação de férias e fechamento do ponto dos colaboradores sob sua responsabilidade; Participar de reuniões periódicas junto a equipe multiprofissional.
Participar da elaboração, revisão e validação de protocolos, normas, rotinas e procedimentos assistenciais e de enfermagem.
Incentivar, promover e proporcionar condições para o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais de enfermagem; Realizar o Dimensionamento do Pessoal de Enfermagem de acordo com a legislação vigente, e necessidade técnica de cada unidade.
Administrar e controlar os equipamentos, medicamentos e demais recursos de sua responsabilidade, garantindo o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para manter a capacidade operacional de acordo com o padrão de qualidade do serviço estabelecido; Identificar necessidades de treinamento e qualificação das equipes sob sua responsabilidade.
Intermediar conflitos dos grupos de trabalho de sua responsabilidade, propondo soluções e melhoria contínua no setor.
Colaborar com a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem COREN, sempre que solicitado e, no encaminhamento do pessoal notificado para regularização junto a este Órgão, atendendo sempre às convocações do COREN, no prazo determinado; Representar a enfermagem junto aos órgãos legais de competência do exercício de enfermagem.
Participar no planejamento de projetos, construção e reformas das áreas físicas.
Participar dos programas de segurança do trabalho, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Promover condições ambientais e estruturais para melhorar o atendimento ao paciente; Colaborar com o SCIH e o setor da Qualidade, sendo agente multiplicador das recomendações e notificações de ocorrências.
Participar da aquisição de materiais e equipamentos médico hospitalares.
Elaborar e emitir pareceres técnicos de materiais e equipamentos, quando pertinente; Participar da comissão de prontuário, CCIH e de Qualidade e Segurança do Paciente, apoiando na investigação de eventos adversos e propondo melhorias e ações corretivas e outras comissões que fizer necessárias.