Vaga para **Docente Assistente nos Anos Iniciais** do **Marista Escola Social Lucia Mayvorne **que e está localizado na Rua General Vieira da Rosa, 1050,Monte Serrat, Centro, Florianópolis/SC.
25h/a semanais - Matutino - 07h50 às 11h50
O Marista Brasil é uma Rede de Ensino formada por mantenedoras filantrópicas e confessionais, que reúne as 98 unidades de Educação Básica Marista do Brasil (sendo 63 colégios particulares e 35 escolas sociais gratuitas), localizadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. FRANÇA PARA O MUNDO
Marcelino Champagnat, movido pelo espírito solidário, fundou o Instituto Marista em 1817, em La Valla, na França, a serviço da educação e evangelização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Sua profunda conexão com Deus e o desejo de fazer sua vontade o levaram à missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Inspirou-se em Maria de Nazaré, a quem chamava de Boa Mãe, como modelo de educadora e como presença significativa. Assim, nasceu uma história que une evangelização, solidariedade, educação e respeito às pessoas.
**Responsabilidades e atribuições**
Atribuições:
- Apoiar no atendimento de estudantes com deficiências, que possuem laudo médico e indicação pedagógica do colégio sobre a necessidade de acompanhamento individual, promovendo a inclusão social e acadêmica, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que tornem o processo de ensino e aprendizagem significativo para esses estudantes.
- Favorecer a interpretação dos estímulos externos, traduzindo-os em linguagens acessíveis aos estudantes com deficiência.
- Facilitar o entendimento dos encaminhamentos dados pelo Docente Titular, adaptando a linguagem do aluno com deficiência.
- Documentar as atividades/adaptações realizadas por meio de relatório, apontando informações relevantes sobre o estudante com deficiência junto à equipe pedagógica.
- Participar das reuniões pedagógicas, formações e atualizações, oferecidas pela unidade trazendo informações relevantes sobre o estudante com deficiência para reflexões e formação continuada.
- Participar dos atendimentos à família e/ou profissionais que atendem o estudante com deficiência, partilhando informações para qualificar as aprendizagens.
- Acompanhar a transição de série e segmento dos estudantes com deficiência, mantendo continuidade no processo de ensino e aprendizagem.
- Acompanhar e observar os estudantes com deficiência nas diversas atividades fora de sala: recreio, oficinas, estudos de meio, entre outros.
- Apoiar a leitura e interpretação de textos, enunciados, consignas, se necessário, em diferentes situações de aprendizagem, incluindo os momentos avaliativos.
- Acompanhar os registros diários da agenda dos estudantes com deficiência, verificando o cumprimento de tarefas, assim como a comunicação estabelecida da família com o colégio, por meio desta documentação.
- Acompanhar os estudantes com deficiência, se necessário, na higiene, banheiro, locomoções, auxiliando e promovendo a autonomia.
**Requisitos e qualificações**
EXIGÍVEL
- Formação acadêmica voltada para a infância.
- Conhecimento básico sobre práticas de Educação Inclusiva.
- Conhecimento da legislação que rege as políticas de inclusão.
DESEJÁVEL
- Conhecer a proposta pedagógica do Grupo Marista.
Há mais de duzentos anos, na França, o jovem padre Marcelino Champagnat reuniu amigos em torno de seu sonho e fundou uma comunidade com a missão de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, principalmente os mais necessitados.
Os Irmãos Maristas deram continuidade a esse legado de São Marcelino e expandiram sua missão para mais de 82 países espalhados pelo mundo.
Enquanto Marista Brasil, a nossa união compreende e respeita as particularidades regionais e contribui para que a proposta educacional Marista seja ainda mais reconhecida pela qualidade e excelência no cenário nacional. Com as práticas sinérgicas de governança, o Marista Brasil conecta pessoas e garante a sustentabilidade da Instituição e perenidade da missão.
Faça parte desta família multicultural e diversa, que busca protagonizar as transformações necessárias aos novos tempos e construir propostas educacionais inovadoras que atendam às necessidades atuais da sociedade.