EXIGÍVEL:Formação acadêmica em Pedagogia / Educação InclusivaConhecimento básico sobre práticas de Educação Inclusiva.Conhecimento da legislação que rege as políticas de inclusão.HABILIDADES COMPORTAMENTAIS:Comunicação;Desenvolvimento;Flexibilidade;Foco no Público Alvo;Inovação;Proatividade;Organização e Planejamento;Relacionamento Interpessoal;Trabalho em Equipe;Ética e responsabilidadePontualidade e cumprimento de prazos.O(a) Docente Assistente:Apoiar o monitoramento interno e externo da instituição escolar, acompanhando a rotina escolar dos estudantes e educadores visando garantir o processo de ensino-aprendizagem; Organizar a entrega de objetos e recados em sala de aula, combinando o melhor momento para realizar tais tarefas, a fim de evitar interrupções nas aulas; Prestar atendimento a comunidade escolar, orientando os estudantes e famílias quando necessário, para garantir a qualidade dos serviços ofertados; Monitorar o corpo discente, acompanhando as entradas, saídas e nos períodos que estiverem fora da sala de aula, para contribuir com a organização e a disciplina no contexto escolar;Orientar estudantes e famílias, quando necessário, informando sobre as normas da escola, para contribuir com a segurança e o bom andamento da rotina escolar; Executar outras tarefas compatíveis com a rotina escolar, demonstrando iniciativa e proatividade frente as necessidades, para contribuir com a qualidade dos serviços educacionais oferecidos; Desenvolver projetos em um tempo-espaço, por meio de brincadeiras, desafios, interação, jogos e outras atividades;Elaborar ações diversificadas para estimular, nos estudantes, a autonomia e a responsabilidade, contribuindo para a sistematização da rotina, do gerenciamento do tempo e na criação do hábito de estudo;Elaborar e propor atividades de estudos, alinhadas aos objetivos educacionais, às matrizes curriculares e aos pressupostos teórico-metodológicos;Identificar e comunicar a Coordenação Pedagógica sobre os casos de estudantes que necessitam de atendimento especializado;Auxiliar na construção de vínculos e relações interpessoais;Desenvolver ações de forma ética, justa e solidária, subsidiadas pelos princípios do código de convivência e regimento interno;Acompanhar a rotina diária dos estudantes de inclusão e dos trabalhos diversificados, garantindo o desenvolvimento das atividades propostas pelo segmento de atuação.