Há mais de duzentos anos, na França, o jovem padre Marcelino Champagnat reuniu amigos em torno de seu sonho e fundou uma comunidade com a missão de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, principalmente os mais necessitados.
Os Irmãos Maristas deram continuidade a esse legado de São Marcelino e expandiram sua missão para mais de 82 países espalhados pelo mundo.
Enquanto Marista Brasil, a nossa união compreende e respeita as particularidades regionais e contribui para que a proposta educacional Marista seja ainda mais reconhecida pela qualidade e excelência no cenário nacional.
Com as práticas sinérgicas de governança, o Marista Brasil conecta pessoas e garante a sustentabilidade da Instituição e perenidade da missão.
Faça parte desta família multicultural e diversa, que busca protagonizar as transformações necessárias aos novos tempos e construir propostas educacionais inovadoras que atendam às necessidades atuais da sociedade.
/n Licenciatura em História; Desejável: formação e experiência com educação inclusiva; conhecimento em metodologias ativas e tecnologias educacionais.
/n - Elaborar os Planos de Ensino, propondo atividades alinhadas aos objetivos educacionais e pastorais descritos nas matrizes curriculares e aos princípios do Projeto Educativo Marista, transpondo os projetos institucionais para a ação docente, a fim de contribuir para a aprendizagem significativa dos estudantes; - Ministrar aulas e demais atividades pedagógicas planejadas, mediando, orientando e acompanhando a fim de promover a formação integral dos estudantes; - Utilizar-se de linguagens, mídias, recursos didático-tecnológicos e estratégias de ensino diversificados durante as aulas, a fim de promover a versatilidade pedagógica.
- Elaborar atividades pedagógicas de acordo com as orientações do Coordenador de segmento e/ou de Área tendo em vista o acompanhamento individualizado do estudante.
- Propor e executar, em consonância com os objetivos pedagógicos, atividades diferenciadas com a finalidade de recuperar as aprendizagens e promover o desenvolvimento individual de todos os estudantes.
- Participar das reuniões pedagógicas, promovidas pela unidade ou pela Rede Marista de Colégios, com o objetivo de contribuir ativamente para a realização de ações pedagógicas significativas.
- Participar de encontros de formação, fóruns, seminários e outros, atualizando-se continuamente nos assuntos relacionados a sua docência, pesquisando e produzindo conhecimento relevante, com a finalidade promover seu aperfeiçoamento e atualização pessoal e profissional, aplicando novos conhecimentos à sua atividade pedagógica.
- Acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, observando e registrando o processo de desenvolvimento em documentos apropriados tais como diários de classe, relatórios, pautas de observação, atas de reuniões individuais, entre outros, a fim de documentar o processo pedagógico realizado.
- Elaborar atividades e instrumentos avaliativos, realizar a sua verificação e correção e registrar os resultados no Sistema Escolar por meio de notas, parecer escolar avaliativo ou similar, nos prazos estabelecidos, com a finalidade de partilhar com a família o processo de aprendizagem do estudante.
- Participar de reuniões com pais, responsáveis, especialistas ou outros envolvidos, compartilhando aspectos significativos com relação ao desenvolvimento individual do estudante.
- Participar ativamente dos conselhos de classe, utilizando seu conhecimento, observações individuais e de turma, posicionando-se quando necessário, a fim de contribuir para o processo ensino-aprendizagem.
- Mediar as relações interpessoais, auxiliando na resolução de conflitos entre educandos e entre educandos e professores, em parceria com o Coordenador de segmento, a fim de garantir a qualidade do processo educacional.