Descrição:
Formação acadêmica: Curso superior completo em Ciências Biológicas, Física, Química ou áreas correlatas (licenciatura e/ou bacharelado).
Necessário experiência profissional em educação básica;
Outras Formações Desejáveis: Cursos voltados ao uso de Inteligências Artificiais;
Habilidades e Competências:
Conhecimento profundo do currículo de ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
Excelência na Escrita: Habilidade em redigir textos claros, concisos e didáticos, adequados ao público-alvo de alunos e professores;
Capacidade de realizar pesquisas aprofundadas e atualizar-se constantemente sobre tendências e melhores práticas em educação básica;
Conhecimento de Padrões Editoriais, com experiência comprovada;
Capacidade de desenvolver conteúdo original e inovador que engaje os alunos e complemente o material didático;
Precisão e atenção aos detalhes para garantir a qualidade e a conformidade dos materiais desenvolvidos;
Capacidade de gerenciar múltiplas tarefas e prazos de forma eficiente;
Familiaridade com ferramentas e plataformas de educação digital, bem como com as melhores práticas para a criação de objetos digitais e recursos audiovisuais educacionais.
Além de familiaridade com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas à produção de materiais didáticos e questões avaliativas.
Curadoria de Conteúdos:
Analisar, emitir parecer técnico e dar retorno aos autores, sugerindo, solicitando e realizando adequações;
Zelar pela correção conceitual, didática e metodológica conforme as diretrizes legais aplicáveis;
Garantir a qualidade teórica e pedagógica e o cumprimento das diretrizes educacionais;
Construir propostas de reestruturação e melhoria das publicações com base nas solicitações da gestão e novas diretrizes aplicadas;
Negociação e Validação de Recursos Iconográficos: Analisar, negociar e validar recursos iconográficos e ilustrações;
Revisão de Língua: Garantir a correção semântica e padronização gramatical, ortográfica e de estilo segundo a norma-padrão; Adequar a linguagem de acordo com a faixa etária dos leitores;
Realizar conferências conforme os procedimentos editoriais estabelecidos para cada coleção;
Realizar a pré-montagem do material, definir conteúdos digitais junto com Editores de Arte;
Verificar e validar as etapas de revisão e diagramação conforme o escopo da publicação;
Adequar a linguagem de acordo com a faixa etária dos leitores;
Conferência do Material Diagramado: Verificar o texto não verbal e verbal das imagens, incluindo crédito, fonte, referência, legenda e títulos;
Assegurar a legibilidade de imagens, tirinhas, gráficos, infográficos e obras de arte, ordenando as figuras ao longo do material;
Conferir se os mapas estão de acordo com os padrões cartográficos;
Garantir a aplicação correta de ícones e textos das seções, assegurando a qualidade visual do material;
Conferir a ordenação e repetição de questões;
Verificar se os títulos e as nomenclaturas de módulos/capítulos estão de acordo com o Conteúdo Programático;
Conferir sumário, paginação, cabeçalhos, tarjas laterais, numeração de página e aplicação de estilos.
Colaboração com o Time Editorial: Trabalhar em conjunto com o time editorial na criação de conteúdo multimídia que enriqueça e complemente o material didático;
Garantia de Qualidade do Conteúdo: Assegurar que todo o conteúdo escrito e/ou reformulado atenda aos padrões de qualidade pedagógica e editorial estabelecidos e esteja alinhado com os objetivos de aprendizagem dispostos para o segmento;
Atualização Contínua: Manter-se atualizado(a) sobre documentos norteadores, novas tendências, melhores práticas e inovações na área de educação básica, garantindo que o conteúdo desenvolvido seja relevante e eficaz;
Propor e implementar ferramentas de Inteligência Artificial que otimizem os processos.
Modelo de Trabalho:
CLT, Híbrido (para candidatos de BH e região) ou Remoto.
Carga horária: 44h semanais, de segunda a quinta-feira das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h.
#J-18808-Ljbffr