Liderança e Coordenação da equipe:
- Selecionar novos colaboradores em conjunto com o RH e o gerente de loja
- Atuar no desenvolvimento e na retenção do novo colaborador
- Administrar problemas de comportamentos e conflitos
- Coordenar a equipe, distribuindo tarefas de forma justa e respeitosa
- Preparar conteúdo de treinamento, com apoio do RH
- Organizar a escala de folgas, lanches, almoço
- Liderar a equipe na execução dos processos de armazenamento e reposição de produtos na mercearia e depósito
- Substituir interinamente o gerente de loja, por curto período de tempo, quando e se necessário
- Coordenar as rotinas administrativas do pessoal como organização controle de horários, faltas, folgas, atestados, uso de uniforme, uso de EPI e outros
- Aplicar treinamentos sobre reposição em mercearia de supermercado, para a equipe do setor
Análise de dados estatísticos e planejamento de resultados do setor:
- Analisar os relatórios de vendas e o desempenho em vendas do setor
- Planejar e executar ações para melhorar as vendas do setor, com foco no giro dos produtos e no alcance das metas
- Preparar a equipe e coordenar a execução do plano de vendas, mensurando o resultado e definindo ações alternativas sempre que necessário
- Definir ações para a exposição estratégica de produtos com baixa venda
- Identificar produtos com alta venda e garantir sua produção e disponibilidade ao cliente
- Avaliar e definir ações para diminuir as perdas
- Responsabilizar-se pelo resultado de vendas do setor
- Divulgar as campanhas promocionais para garantir o giro de todos os produtos
Avaliação e controle de estoque:
- Coordenar o controle do estoque e a produção, garantindo que os produtos do setor estejam disponíveis para atender à demanda dos clientes
- Monitorar datas de validade e garantir que produtos vencidos ou com problemas jamais cheguem às mãos dos clientes
- Apoiar o setor de compras com informações corretas para reposição no estoque, sugerindo novos produtos e relatando sobre produtos com problemas de vendas
- Monitorar a manipulação e apresentação dos produtos, cumprindo as normas de higiene e saúde
Atendimento ao cliente
- Atender ao cliente de forma cordial e eficiente
- Monitorar a satisfação do cliente com setor, quanto à qualidade e preço dos produtos e quanto ao atendimento
- Identificar demandas do cliente quanto a produtos não encontrados no setor, repassando a solicitação ao setor de compras, especialmente quanto a produto muito procurados
- Atender ao cliente interno de acordo com a especificidade do cliente (rotisseria e colaborador comprando para o cliente do e-commerce)
Gestão das rotinas e processos do setor:
- Monitorar datas de validade e garantir que produtos vencidos nunca cheguem às mãos dos clientes
- Monitorar a manipulação e apresentação dos alimentos, cumprindo as normas de higiene e saúde
- Avaliar quebras e definir ações para diminuir as perdas
- Garantir que o ambiente da mercearia e o depósito estejam sempre limpos e organizados
- Garantir o bom funcionamento das máquinas, recursos e equipamentos da mercearia
- Garantir a conformidade da documentação do recebimento de mercadorias no depósito
- Analisar os encartes e abastecer a mercearia para a resposta do cliente a eles
- Assessorar ao gerente de loja e ao setor comercial em suas demandas para o setor
- Elaborar planos operacionais e mudanças, considerando a exposição padrão e pontos de destaque
- Planejar o layout da exposição, considerando as boas práticas de merchandising
- Delegar atividades para execução do plano, supervisionando o trabalho da equipe
- Coordenar a limpeza e preparação da mercearia e depósito para o recebimento de produtos
- Coordenar a movimentação segura da mercadoria da doca até o carrinho do cliente
- Definir rotinas de trabalho na mercearia e no depósito
- Supervisionar o serviço de promotores
- Coordenar a reposição de mercadorias, realizando-a quando necessário.
- Monitorar o estoque, garantindo a disponibilidade dos produtos e a não ocorrência de ruptura
- Analisar os resultados do setor, identificando produtos com pouco giro e produtos com alto giro e sugerindo ao setor comercial
- Definir ações para a exposição estratégica de produtos com baixa venda
- Identificar produtos com alta venda e garantir sua disponibilidade ao cliente, evitando rupturas
- Monitorar a exposição de preços (etiquetas cartazes banners e etc)
- Responsabilizar-se pelo resultado de vendas da mercearia
- Pesquisar novidades (visita a outros lugares), fazer sugestões de inclusão de itens novos, preços e promoções auxiliando o setor de compra