Realizar ações que promovam a gestão de risco à segurança do paciente, contribuindo para identificação e avaliação de não conformidades na assistência e para a promoção de ações de prevenção de incidentes e eventos adversos, com foco no cumprimento do Plano de Segurança do Paciente, conforme legislação vigente.
Responsabilidades e atribuições
Responder, sob orientação da liderança, pela condução de um conjunto de processos e resolver situações e problemas que ocorrem na área.
Atuar como multiplicador técnico para a equipe, divulgar a diretriz da área/empresa, promover treinamento e orientação constante sobre as mudanças nos processos e procedimentos.
Auditar todos os processos sob sua responsabilidade, revisar fluxos, procedimentos, processos e sistemas de informação da área com objetivo de implementar melhoria nas atividades.
Atualizar e analisar os indicadores ligados aos processos e projetos sob sua responsabilidade.
Participar da elaboração, implantação e atualização do Plano de Segurança do Paciente.
Elaborar e cumprir o cronograma de visitas técnicas e de qualificação de fornecedores junto as áreas assistenciais e de apoio.
Realizar análise de eventos, incidentes e óbitos, conforme notificações existentes, propor ações de melhorias e acompanhar o tratamento das ocorrências.
Participar de Comissões, atuando ativamente na prevenção, análise e soluções das situações.
Elaborar ações, campanhas e eventos de segurança do paciente, objetivando a prevenção de eventos adversos.
Elaborar pareceres técnicos.
Identificar, analisar, prevenir e notificar eventos adversos e/ou desvios de qualidade aos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas.
Identificar oportunidades de inserção de novos produtos ou novas formas de fornecimento.
Analisar documentos de elegibilidade, documentos de qualificação dos fornecedores, as cláusulas existentes no contrato, quanto aos valores, formas e prazos de pagamentos, vigência e índices econômicos de reajuste anual.
Analisar o histórico de fornecimento de produtos para adequar as quantidades mantidas em estoque, realizando manutenção periódica nos valores mínimos e máximos, para garantir o atendimento a clientes e evitar faltas ou perdas por vencimento de prazo de validade nos produtos de baixo giro.
Elaborar relatórios e divulgar à direção e aos profissionais do serviço de saúde acerca dos resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde.
Manter a guarda e preservação de documentos relativos às notificações de eventos adversos.
Atender às demandas de fiscalização e auditoria do setor.
Acompanhar as atualizações de resoluções, alertas de riscos e outras comunicações pelas autoridades sanitárias.
Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
Requisitos e qualificações
Exigidos:
Ensino Superior em Enfermagem.
Experiência na área.
Conhecimentos em Resoluções normativas de Qualidade e Segurança do Paciente.
Desejáveis:
Pós-graduação na área de Qualidade e Segurança do Paciente.
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