O grupo Unimed primando pelo foco em cuidar das pessoas, está buscando um(a) Enfermeiro(a) da Qualidade e Educação Permanente no Hospital Unimed Campina Grande.
O profissional será responsável pelo desenvolvimento de várias ações como treinamentos, formação continuada e permanente e o desenvolvimento da cultura de segurança da equipe.
Pelo controle e disseminação dos processos de qualidade e riscos, a fim de garantir a melhoria dos processos por meio do mapeamento e gerenciamento de riscos, auditorias, projetos de melhoria e certificações de qualidade, além da supervisão dos processos que garantem a segurança do paciente na instituição, por meio da definição e monitoramento de protocolos, monitoramento de incidentes, quase falhas e eventos adversos, realizando o acompanhamento contínuo das práticas de cuidado institucionais e de terceiros, garantindo os melhores resultados para o paciente e equipes.
Promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intra-hospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde.
**Responsabilidades e atribuições**:
- Analisar e avaliar as notificações sobre incidentes e queixas técnicas selecionadas pelo Setor/Unidade de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente;
- Desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional no âmbito da instituição;
- Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas;
- Promover e acompanhar ações de melhoria de qualidade alinhadas com a segurança do paciente, especialmente aquelas relacionadas aos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde;
- Estabelecer, avaliar e monitorar barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde;
- Elaborar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, divulgação delegáveis a outros serviços na instituição;
- Avaliar e monitorar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde;
- Priorizar a implantação dos Protocolos de Segurança do Paciente determinados pelo Ministério da Saúde, ANVISA, e realizar o monitoramento dos respectivos indicadores, sendo a etapa de implantação delegável a outros serviços do hospital;
- Compartilhar e divulgar à direção e aos profissionais do serviço de saúde os resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
- Acompanhar o processo de notificação ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
- Acompanhar os alertas sanitários e outras comunicações de risco divulgadas pelas autoridades sanitárias;
- Desenvolver em conjunto com a Supervisão de Qualidade, implantar, avaliar, monitorar e manter atualizado o plano de capacitação em segurança do paciente, sendo a etapa de implantação delegável a outros serviços do hospital;
- Promover e acompanhar ações de disseminação sistemática da cultura de segurança com foco no aprendizado e desenvolvimento institucional;
- Participar de eventos e demais ações promovidas pelo HuniCG, bem como órgãos de saúde, sobre segurança do paciente e qualidade.
- Avaliar periodicamente o painel de indicadores de resultados de cuidado aos pacientes, acompanhando junto aos responsáveis pelos mesmos na busca constante de melhorias nos processos que não atingem suas metas;
- Supervisionar a identificação, análise, desenvolvimento de controles e implementação de planos para mitigação ou eliminação de riscos institucionais, operacionais e ocupacionais;
- Conduzir a metodologia de gerenciamento de riscos por meio de ferramentas para avaliação de risco proativo, trabalhando para minimizar os mesmos, para garantir a gestão de análises e melhorias de processos;
- Garantir o acompanhamento, implementação de ações corretivas e preventivas, advindos de não conformidades identificadas, promovendo a transparência nos resultados alcançados;
- Definir, compartilhar e coordenar os projetos de melhorias de processos institucionais, a fim de garantir que eles sejam desenvolvidos (analisados, estruturados, implementados e mensurados) e priorizados, buscando a implementação dentro do prazo, orçamento e nível de qualidade estipulados;
- Monitorar os riscos assistênciais, realizando em conjunto com as áreas ações de identificação e prevenção, desenvolvendo planos para minimizar a probabilidade de ocorrências;
- Apoiar a identificação da causa raiz dos eventos adversos, através da investigação em campo, visitas ao paciente, verificação do prontuário, diálogos com equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, visando efetuar o levantamento dos dados;
- Realizar reuniões com equipes envolvidas em eventos, após levanta