O (a) Enfermeiro(a) Assistencial UTI Adulto é o(a) profissional responsável por atuar no planejamento, implantação e execução do processo de enfermagem de pacientes críticos, promover e garantir assistência e cuidado seguro e humanizado, realizar procedimentos privativos ao enfermeiro.
Supervisionar a execução dos cuidados realizados pelos demais membros da equipe de enfermagem, sob sua responsabilidade
**Responsabilidades e atribuições**
- Auxiliar no cumprimento do exercício legal da profissão, observando o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, o Decreto n° 94.406 de 08 de junho de 1987 que regulamenta a lei 7498 e dispõe sobre o exercício da enfermagem, e demais legislações que normatizam a profissão.
- Conhecer, cumprir e fazer cumprir as normatizações previstas nos protocolos e normas e assistênciais junto a coordenação de enfermagem, auxiliando na atualização e elaboração desses documentos.
- Supervisionar as ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem, seguindo as normas e orientações da coordenação de Enfermagem.
- Elaborar e atualizar em conjunto com a coordenação de enfermagem o diagnóstico situacional da unidade.
- Realizar em alinhamento com a coordenação da unidade, reuniões com a equipe, transmitir informações, acolher e resolver problemas, definir condutas, esclarecer dúvidas e planejar tomada de decisões.
- Promover, participar e incentivar a participação da equipe, em parceria com a Coordenação e Comissões do HUCG, de capacitações, atualizações e treinamentos, conforme cronograma e demandas adicionais que surgirão ao longo do trabalho.
- Apresentar Normas e protocolos aos técnicos de enfermagem admitidos.
Participando do treinamento prático dos profissionais recém-admitidos na unidade e, quando necessário designar um profissional com habilidade para acompanhar o mesmo até sua adaptação, avaliando e determinando junto a coordenação a habilidade e destreza para que o mesmo desenvolva suas atividades sem necessidade de acompanhamento.
- Supervisionar a escala de desinfecção designada pela CCIH para a unidade, fazendo cumprir as designações e orientações.
- Incentivar e supervisionar a adesão ao preenchimento de impressos no sistema, garantindo um registro de enfermagem seguro, as não conformidades devem ser notificadas.
- Fazer cumprir o intervalo para refeição/descanso nos plantões (12x36) para a equipe de enfermagem, através de escala definida pelo supervisor da unidade, garantindo assistência segura e melhor dimensionada ao cliente.
- Viabilizar a realização da desinfecção terminal da unidade.
Em situações de inconformidade, comunicar coordenação de enfermagem.
- Registrar em impresso específico o empréstimo de equipamentos para outras unidades fora do PA.
- Realizar junto a coordenação, orientações em pasta funcional de seus liderados quando ocorrer descumprimento das funções, atribuições, normas, rotinas e protocolos institucionais
- Participar do processo de planejamento, organização e controle de material de assistência adequado às necessidades do setor.
- Assistir e avaliar todos os clientes da unidade, sob a sua responsabilidade.
- Receber e passar o plantão na unidade para outro enfermeiro, utilizando instrumento de passagem de plantão padronizado no HUCG.
- Garantir, em conjunto com coordenação da unidade e o NSP, a elaboração e implantação de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos clientes durante a assistência.
- Solicitar em sistema Tasy ordem de serviço de manutenção para reparos com relação às inadequações referentes à rede elétrica, hidráulica, pintura, mobiliário, equipamentos assistênciais e outros.
- Na ocorrência de acidentes relacionados ao trabalho, comunicar de imediato a equipe de Segurança do Trabalho, conduzir o funcionário ao atendimento médico e acesso as ações orientadas conforme a natureza do incidente.
- Prevenir e participar do controle sistemático de infecção hospitalar e estimular a equipe de enfermagem para o uso e observância das precauções universais.
- Preencher ficha de notificação no Sistema Tasy e comunicar a vigilância epidemiológica do HUCG as suspeitas de doenças de notificação compulsória.
- Participar/realizar a admissão do paciente e orientação sobre as normas e rotinas do ambiente hospitalar, esclarecendo dúvidas.
- Notificar no sistema Tasy a ocorrência de eventos adversos que aconteçam na unidade colaborando com o serviço de vigilância e núcleo de segurança do paciente.
- Atualizar seus conhecimentos no campo das mudanças legais referentes aos órgãos regulamentadores.
- Realizar procedimentos críticos e privativos;
- Assistir o paciente durante o transporte para exames e transferência juntamente ao médico assistêncial da unidade.
- Planejar, implementar e fazer cumprir o processo de enfermagem, conscientizando a equipe técnica sobre seu papel e a importância dessa ferramenta.
- Conhecer e fazer cumprir a NR-32, a fim de minimizar os riscos à saúde da equipe de enfermagem.
- Conhec