Analista de Informação em Saúde é um profissional de suma importância para as instituições de saúde, tendo como principais funções as análises de declarações clínicas e a utilização de códigos-padrão para codificação. Realiza o diagnóstico das não conformidades no processo assistêncial, por meio das auditorias em prontuários, visando o incremento da qualidade assistêncial com redução de desperdício e aumento dos resultados operacionais. Revisa o registro do paciente para determinar se uma condição estava presente na admissão ou não, detecta problemas relacionados à documentação inconsistente, ausente, conflitante ou pouco clara para serem resolvidos pelo médico assistente. Além do gerenciamento da qualidade assistêncial e da necessidade de informação qualificada nas organizações.
**Formação acadêmica**:
Nível Superior Completo em enfermagem (obrigatório);
Especialização em auditoria hospitalar concluída ou em andamento (obrigatório);
Desejável especialização em gestão hospitalar.
**Conhecimentos específicos**:
Conhecimento intermediário em pacote office (obrigatório);
Conhecimento em CID, tabelas TUSS e CBHPM;
Conhecimento sólido em terminologia médica, anatomia, fisiopatologia e farmacologia;
Conhecimento técnico específico e das diversas áreas relacionadas com as atividades auditadas (internações clínica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica e unidade de terapia intensiva);
Habilidade de comunicação - tanto oral, quanto escrita, assim como a habilidade de interagir com equipes multiprofissionais;
Conhecimento em custos hospitalares;
Desejável conhecimento na plataforma do DRG Brasil.
**Atividades**:
Realizar auditoria criteriosa em prontuários, para verificação da compatibilidade técnica, da qualidade e eficiência assistêncial;
Codificar todas as altas na plataforma DRG Brasil;
Codificar todos os dados de saúde de forma completa e exata, em acordo com as normas regulamentares e com requisitos e legislações aplicáveis;
Codificar apenas os códigos e os dados que são claramente e de forma consistentes evidenciados por documentação em prontuário de acordo com o conjunto de códigos apropriados, solicitando esclarecimentos quando necessário e documentação adicional antes da atribuição de código quando há conflito ou a informação estiver incompleta e ambígua;
Garantir uma atribuição precisa do DRG, sendo uma decisão fundamental que impacta diretamente nas taxas de reembolso, geração das medidas de desempenho, apontando que a documentação do médico deve ser o respaldo da escolha final;
Revisar os prontuários para localizar a documentação que esclareça um diagnóstico final documentado na folha de admissão e / ou resumo de alta, o que poderá resultar em uma atribuição de um número de código mais específico;
Adotar práticas precisas, completas e consistentes para a geração de dados em saúde de alta qualidade;
Avançar no conhecimento da codificação através da educação continuada;
Entender os processos de doença, anatomia e fisiologia, e ter a capacidade de tirar conclusões a partir das informações registradas pelos médicos nos registros;
Proteger a confidencialidade do registro de saúde continuamente e não acessar informações de saúde protegidas ou não exigidas para as atividades de codificação;
Demonstrar comportamento íntegro, uma vez que denota compromisso com práticas de codificação éticas e legais, e fortalece a confiança profissional;
Interação com a equipe multidisciplinar;
Participar do Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Prontuário;
Participar das reuniões de condições adquiridas e análise de relatórios de desempenho geral do DRG;
Contribuir com os projetos hospitalares - Acreditação Hospitalar;
Manter atualizados os protocolos, manuais de orientação a procedimentos e rotinas de trabalho de acordo com a legislação vigente para garantir o cumprimento das normas;
Notificar as não conformidades encontradas;
Gerar indicadores mensais;
Feedback as equipes dos resultados dos indicadores;
Zelar junto com a equipe pelos equipamentos e utensílios de trabalho;
**Experiência**:
Experiência mínima de 01 ano em auditoria hospitalar (desejável).
**Conselho de classe**:
Conselho Regional de Enfermagem (COREN).