**Descrição**:
- Assessorar a Coordenação da Unidade no planejamento anual das atividades do serviço e na elaboração de Normas e Rotinas para Procedimentos Hospitalares;
- Acompanhar o cumprimento das normas e diretrizes elaboradas pela CCIH para a prevenção e controle das infecções hospitalares;
- Participar do plano de análise e divulgação dos indicadores de infecção hospitalar da Instituição;
- Acompanhar os serviços de higiene e limpeza, assim como o uso de germicidas;
- Implantar e executar o sistema de vigilância epidemiológica por meio de busca ativa, utilizando metodologia NNISS adaptada às características da Instituição;
- Descrever e implementar, junto à infectologia, as medidas de precaução e isolamento;
- Manter documentos de controle de infecção atualizados e disponíveis dentro da Gestão de Documentos e intranet - disponíveis a todos da instituição;
- Realizar busca ativa de infecções perioperatória e pós-operatória (até 6 meses);
- Planejar e executar junto a Coordenação da Unidade programas de treinamento e educação continuada relativa ao controle de infecções hospitalares;
- Realizar campanhas de higiene de mãos, SEPSE e dia mundial de Segurança do Paciente;
- Realizar relatório aos órgãos ANVISA, Vigilância Epidemiológica e outros sobre surtos e infecções - com plano de ação adequados;
- Coordenar ações junto à equipe médica (infectologia);
- Elaborar relatórios mensais, semestrais ou anuais conforme legislações vigentes;
- Realizar rondas nas unidades assistênciais e propor melhorias junto às equipes;
- Realizar os relatórios de consumo de álcool em gel e sabonete das unidades, fazendo intervenção quando redução da meta estabelecidas;
- Realizar relatórios de bundles relacionados aos dispositivos (PAV, ITU e IPCSL) e ações de melhorias;
- Realizar análise e auditorias relacionadas à prevenção de infecção de sítio cirúrgico;
- Realizar visitas técnicas e relatórios conforme legislação vigente;
- Manter indicadores de processos e resultados das unidades e realizar huddles quinzenais propondo ações de melhorias;
- Acompanhar os serviços de higiene e limpeza, assim como o uso de germicidas;
- Descrever e acompanhar processos relacionados à desinfecção de ambientes e superfícies junto ao setor de higienização;
- Participar da padronização dos antimicrobianos e germicidas de uso a instituição, bem como supervisionar a correta utilização dos mesmos;
- Participar de Visitas clínicas e discutir casos clínicos visando aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos das infecções hospitalares.
- Planejar e executar o Plano de Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde;
- Realizar o cronograma de treinamentos de biossegurança;
- Realizar o acompanhamento de controle de água, ar e pragas do ICDF;
- Realizar vistorias e auditorias de descarte de resíduos;
- Propor atividades de educação de descarte de resíduos;
- Realizar auditorias no abrigo externo anualmente;
- Realizar visita técnica anual aterro sanitário;
- Fazer cumprir todas as legislações sobre a biossegurança;
- Manter plano de gerenciamento atualizado à legislações.
- Realizar treinamentos e campanhas para divulgar a sistemática da cultura de segurança do paciente;
- Promover constantemente treinamentos e huddles (pequenas reuniões) nas unidades - disponibilizar os gráficos de processos e resultados de infeções hospitalares;
- Promover a articulação e integração dos processos de gestão de riscos;
- Promover a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço dentro de seu âmbito de atuação;
- Planejar e executar junto a Coordenação da Unidade programas de treinamento e educação continuada relativa ao controle de infecções hospitalares;
- Colaborar na formação acadêmica de estudantes e estagiários.
- Acompanhar auditorias externas conforme legislações;
- Fornecer aos auditores externos evidências de conformidade com os requisitos especificados;
- Participar de reuniões e apresentações de processos e resultados quando solicitado.
- Realizar a elaboração de manuais e regras de padronização visual, assim como normas e regras em procedimentos adotados;
- Manter documentos da SCIH atualizados e revisados anualmente - no GD e intranet;
- Divulgar as atualizações e/ou revisão de protocolos, POPs e outros documentos;
- Ser membro efetivo das comissões CCIH, Processamento de materiais e Comissão de Resíduos hospitalares;
- Ser membro consultor quando solicitado para parecer sobre matéria relacionado à controle de infecções.
- Assessorar a Coordenação da Unidade no planejamento anual das atividades do serviço e na elaboração de Normas e Rotinas para Procedimentos Hospitalares;
- Acompanhar o cumprimento das normas e diretrizes elaboradas pela CCIH para a prevenção e controle das infecções hospitalares;
Implantar e executar o sistema de vigilância epidemiológica