Desde dezembro de 2015, a SPDM/PAIS é responsável, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelo gerenciamento do **Hospital Municipal Pedro II**.
A infraestrutura do Hospital conta com dez andares, nos quais estão distribuídos os serviços de emergência e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta, pediátrica e neonatal; maternidade; clínica médica, cirurgia-geral e bucomaxilofacial, neurocirurgia, psiquiatria, pediatria e ortopedia. Exames de imagem (raio X, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, ecocardiografia) e laboratoriais também são realizados na unidade.
Devido à grande população de idosos da Zona Oeste, região assistida pelo Hospital Municipal Pedro II (HMPII), há duas Enfermarias destinadas ao atendimento desse público.
O **Centro de Tratamento de Queimados** é outro diferencial entre os serviços oferecidos, e que dispõe de uma UTI exclusiva para prevenir infecções, que podem ser muito graves para quem está com queimaduras.
Além disso, a unidade conta com a Coordenação de Emergência Regional (CER) Santa Cruz, que possui 39 leitos, e tem como objetivo absorver as demandas de menor complexidade, deixando o HMPII liberado para os casos de risco iminente de morte, necessidade de cirurgia urgente e/ou internação. Um diferencial deste CER é o fato de possuir atendimento especializado em Psiquiatria e Obstetrícia.
**Responsabilidades e atribuições**
Atender as normativas do Conselho Regional de Enfermagem;
Desenvolver ações de controle de SCIH de acordo com as normas do SUS;
Acompanhar a padronização de produtos médico-hospitalares;
Elaborar e atualizar Manual de Normas e Rotinas, SCIH e Regimento Interno;
Promover eventos educativos direcionados à comunidade hospitalar, com campanhas, treinamentos e eventos para os profissionais da área assistêncial;
Coletar materiais suspeitos de contaminação para investigação epidemiológica e investigar surtos;
Realizar visitas às unidades de internação e aos diversos setores do hospital para detectar inadequações, bem como fornecer recomendações, realizando o treinamento em serviço;
Avaliar e orientar medidas de isolamento e precauções junto à equipe multiprofissional, conforme Manual de Precauções Anti-infecciosas e Isolamento da Secretaria de Saúde;
Validar testes de esterilizações da CME;
Participar de Comissões Internas;
Elaborar Indicadores epidemiológicos de informação obrigatória;
Elaborar e divulgar relatórios;
Gerir políticas de Germicidas / Antissépticos / Materiais;
Estabelecer rotinas para aplicar e suspender medidas de Precauções;
Realizar outras tarefas correlatas.
**Requisitos e qualificações**
Ensino Superior Completo em Enfermagem
Especialização completa em Infecção Hospitalar
Registro Ativo no Conselho da Classe.
**Informações adicionais**
**Local de Trabalho**: Santa Cruz - RJ
Escala: Segunda a Sexta-feira (40h)
**Horário**: 08h00 às 17h00
A **SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina** é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, **Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)** e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão. Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos,