O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ?
Graduação complete em Engenharia Elétrica (Eletrotécnica e/ou Eletrônica.
Diferencial a ser considerado - Pós-graduação em: Especialização em Proteção de Sistemas Elétricos e/ou; Especialização em Automação de Sistemas Elétricos e/ou; Especialização em Sistemas Elétricos; Gestão de Projetos; CTF ativo Conhecimentos e atuação em Proteção: filosofia de proteção, proteção do sistema, relés de proteção e suas aplicações, configurações e testes.
Programas dedicados à configuração, parametrização e ensaios de sistemas de proteção, medição, supervisão e controle.
Automação: software, integração e automação, controles, unidades terminais remotas, protocolos de comunicação, sistemas Ethernet, analisadores de protocolo e práticas SCADA em subestações Projeto: leitura e interpretação de projetos físicos e elétricos, funcionais, lógicos e arquiteturas de rede, lista de materiais e estimativa de trabalho.
Analisar especificações técnicas, criar ou corrigir soluções de projetos realizar as built.
Estudos: Noções de curto-circuito aplicados aos estudos de coordenação e seletividade, em ambientes de simulação e testes para analisar se a aplicação e resultados de testes.
Forte conhecimento em sistemas elétricos de potência.
Comissionamento: realizar o comissionamento e testes de aceitação em campo, treinar e auxiliar parceiros na instalação, comissionamento e operação dos ativos.
Rede / Cyber Segurança: experiência em rede de sistemas de controle industrial, projeto, teste e implantação com suporte a confiabilidade e segurança.
Experiência em segurança de sistemas de controle industrial, incluindo controles técnicos, avaliações de segurança, políticas, plano e procedimentos.
Conhecimento prático de conformidade com NERC / CIP ou requisitos de segurança NIST SP800.
Capacidade de obter habilitação de cyber segurança.
Gerenciamento de Projeto (Comissionamento): Visão de ciclo de vida completo dos projetos multidisciplinares, desde a concepção do projeto básico até o comissionamento e encerramento.
Acompanhar e estabilizar projetos de forma eficaz, implantando soluções para obstáculos e antecipando as necessidades para garantir a integração dos ativos de forma segura e confiável.
Comissionamento de Seccionadores, Disjuntores, Para-Raios, Transformadores de Instrumento (TC e TP), Bobina de Bloqueio, Baterias, Retificadores, Equipamentos Indutivos, Compensadores Síncronos ou Estáticos, Malhas de Aterramento.
O QUE NOS GERA CONEXÃO!
Perfis solucionadores Valorização do trabalho em equipe Quem dissemina conhecimento Quem acredita que sustentabilidade pode ajudar o mundo Capacidade de transformação digital e inovação Realizar as inspeções, testes, manutenção de relés de proteção, esquemas especiais de teleproteção (controle), religamento automático (automação), calibração e medição dos equipamentos do sistema, conforme planejamento, visando manter a funcionalidade do Sistema Elétrico de Potência com padrões superiores de segurança e qualidade dos serviços realizados.
Realizar e acompanhar a recepção, inspeção, testes de aceitação em fábrica, comissionamento dos equipamentos, verificando se estão atendendo as características recomendadas pela ONS e a área normativa da ISA CTEEP, visando assegurar a funcionalidade dos equipamentos novos a serem instalados, para liberação para envio ao campo.
Inspecionar e acompanhar os testes de aceitação em campo, realizando e acompanhando a recepção, inspeção e acompanhamento dos ensaios em laboratórios especializados para testes de modelagem em novos equipamentos, liberando para comissionamento, visando confirmar o atendimento às especificações técnicas definidas pela área normativa da ISA CTEEP.
Acompanhar e realizar a Manutenção Preventiva e Corretiva nos Sistemas de Controle, Proteção, Automação e Telecomunicações (SPAT) da Regional, bem como aprovar relatórios de comissionamento, objetivando garantir a funcionalidade do Sistema Elétrico de Potência (SEP). Prestar suporte na especificação dos equipamentos junto à Engenharia e apoiar a homologação de novos produtos sistemas de controle, proteção e automação de substações e a avaliação da pré-operação junto à Manutenção até a execução do comissionamento.
Apoiar as áreas descentralizadas, contribuindo com as atividades de comissionamento do sistema de proteção, medição, controle e supervisão em demandas relativas a novos empreendimentos.
Ministrar treinamentos da área de Sistemas de Proteção, Automação e Telecomunicações (SPAT), para as áreas de Manutenção e Gerências Regionais, visando assegurar o cumprimento dos procedimentos e normas relacionados às atividades de SPAT, dentro de padrões aceitáveis de segurança, qualidade e agilidade.
Orientar e esclarecer as áreas internas em assuntos técnicos, dirimindo dúvidas com relação à execução de ensaios em sistemas de proteção, medição, controle e supervisão, apresentando as diretrizes quanto a procedimentos a serem adotados pelas equipes de manutenção em condições de ocorrências no sistema de transmissão.
Elaborar relatórios estatísticos, através da compilação, consolidação e análise das informações de sua área de acordo com os padrões preestabelecidos.
Contribuir no desenvolvimento das instalações e processos, identificando deficiências técnicas e propondo melhorias.
Contribuir para a elaboração do programa orçamentário de custeio de sua área, bem como a consistência e confiabilidade dos planos e orçamentos de capital, mediante adequada orientação, direção e suporte quando da confecção dos mesmos, bem como acompanhamento e controle dos dispêndios havidos e oportuna recomendação quanto à forma de correção dos desvios.
Cumprir o regulamento, políticas, instruções e regulamentações internas e externas, participar e receber orientações dos temas de anticorrupção, antissuborno e compliance, as normas de saúde, higiene e segurança do trabalho, sistemas de gestão da qualidade e preservação ambiental, bem como a utilização de EPI s/EPC s (Equipamento de proteção individual/ Coletivo) quando a atividade assim o exigir.
Dirigir veículos, quando necessário, desde que devidamente habilitado e autorizado, como condição necessária e obrigatória para execução de atribuições pertinentes ao seu cargo, bem como desenvolver outras atividades inerentes ao cargo ou a critério de seu superior imediato, desde que habilitado e estejam de acordo com o seu conhecimento e experiência. Definir Plano Estratégico do Comissionamento; Participar da preparação de especificação funcional dos sistemas de proteção, automação e telecomunicações; Realizar o Planejamento Preliminar do Comissionamento;