Responsabilizar-se pelas atividades relativas à elaboração e entrega de orçamentos, propostas comerciais e técnicas de construção pesada, infraestrutura, terraplenagem e obras civis. Principais Atividades: Analisar a documentação técnica fornecida pelo cliente para o levantamento de todo o escopo do presente orçamento, inclusive os itens não descritos nos memoriais, mas necessários para a conclusão das atividades; Elaborar orçamentos, propostas técnicas e comerciais, de acordo com a necessidade estabelecida pelo cliente potencial, realizando o levantamento dos dados necessários, a fim de cumprir os prazos e exigências requeridas; Analisar custos de equipamentos avaliando o estado de conservação e desgaste, além de observar o seu desempenho durante a obra; Desenvolver estimativas de custos altamente desenvolvidas e precisas para projetos de engenharia complexos, incorporando variáveis como materiais, mão de obra, equipamentos, riscos e contingências; Avaliar a composição de custos de serviços, levantando índices de produtividade da mão de obra e o consumo de materiais e equipamentos para a execução de uma unidade de serviço; Ler e interpretar projetos, a fim de compreender os elementos presentes e as informações para seu desenvolvimento; Determinar a composição de preços, apurando custo unitário de serviços, equipamentos e insumos para composição do custo total da proposta; Garantir a exatidão dos dados do fechamento das propostas aferindo as informações que constam na proposta; Conciliar o melhor preço com as exigências do cliente potencial em relação à qualidade do produto, preço, prazo de entrega, junto aos fornecedores, elaborando quadros comparativos para definição de fornecedores e prestadores de serviços; Trabalhar em estreita colaboração com engenheiros de projeto, gerentes de projeto e outras partes interessadas para garantir que as estimativas e orçamentos sejam alinhados com as necessidades e metas do projeto. Responder pelas informações referentes ao levantamento dos custos diretos e indiretos das obras, encargos, mobilização e desmobilização dentre outros, para o fechamento do orçamento final da proposta; Determinar o preço final e o consequente fechamento da proposta, em conjunto com o superior da área; Desenvolver estudos sobre técnicas executivas e inovações tecnológicas na área de construção, elaborando propostas técnicas e comerciais, bem como pela formação de custos diretos e indiretos para viabilizar projetos atuais e futuros.