O profissional será o responsável da empresa no Brasil e América do Sul por implantar, manter e fiscalizar o cumprimento das normas do Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho, desempenhando um papel crucial na prevenção de acidentes, mitigando riscos e analisando causas de acidentes ou quase acidentes a fim de evitar novas ocorrências e garantir um ambiente seguro para todos os colaboradores.Idiomas: Espanhol - Nível Intermediário e Inglês - Nível AvançadoResponsabilidades:Desenvolver, gerenciar e liderar a implantação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho nas Unidades do Brasil e América do Sul observando as diretrizes da empresa em âmbito global bem como fazendo a interface da Região com a Gestão Corporativa.Implantar, manter e fiscalizar o cumprimento dos requisitos necessários para manutenção da certificação ISO 45:001.Realizar inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas e áreas de risco, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.Definir, orientar e fiscalizar a utilização pelos colaboradores, dos equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, de acordo com a legislação vigente, dentro da qualidade e especificações requeridas, visando a redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.Promover campanhas, palestras e outras formas de treinamento com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, bem como para informar e conscientizar o trabalhador sobre atividades insalubres, perigosas e penosas, fazendo o acompanhamento e avaliação das atividades de treinamento e divulgação.Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador (Análises de Riscos), propondo sua eliminação ou seu controle.Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previsto na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço.Coordenar e acompanhar a elaboração do PPRA – programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e outros documentos exigidos por lei.Orientar equipes de trabalho como proceder em casos de acidentes.Levantar e estudar estatísticas de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, analisando suas causas e gravidade, visando a adoção de medidas preventivas.Colaborar com a CIPA em seus programas, estudando suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e preventivas de acidentes do trabalho.Prestar apoio à SIPAT, organizando as atividades e recursos necessários.Definir e implantar Gestão de SSO nas operações de mineração e dar suporte a gestão de outras unidades no Brasil e exterior.Definir e implantar programas amplos de monitoramento e reforço da Cultura de Segurança na empresa.Definir demandas e estrutura necessária para digitalização de processos e controles utilizados por SSO e dar suporte à implantação junto com equipe responsável.Requisitos:Formação Superior Completa em Engenharia, com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.Inglês Avançado.Espanhol Intermediário.Disponibilidade para Viagens (fará a implantação do programa de Segurança na América do Sul).Experiência com implantação do programa de segurança nas empresas.Em parceria com empresa Multinacional no segmento de Óleo e Gás, seleciona.
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