Formação: Nível Superior em Engenharia com registro de classe ativo.
Experiências: 4 anos de experiência na indústria de óleo e gás, voltadas para projeto e/ou execução de poços, sendo 1 ano de experiência em análises de simulações numéricas estruturais (FEA).
Conhecimentos: Inglês técnico escrita e oral: nível intermediário; Pacote Office nível intermediário; MS Project nível básico; Power BI: noções, filtros, organização dos dados e pesquisa.
Operação básica com dados; Noções de equipamentos de sonda; Noções de projeto de poço marítimo (perfuração, completação, manutenção e abandono de poços marítimos); Noções de equipamentos de completação; Conhecimentos avançados em simulações numéricas (Finite Element Analysis). Análise, suporte, revisão e/ou elaboração de documentos técnicos (notas, pareceres e relatórios técnicos), incluindo mineração de dados, formatação, interpretação e avaliação de estudos de simulações numéricas estruturais (FEA), aplicadas a equipamentos de poço ou a estrutura de poços. Levantamento de propriedades de materiais utilizados em equipamentos de poços; Levantamento de curvas tensão-deformação de materiais metálicos e não-metálicos, levantamento de propriedades termodinâmicas de materiais, levantamento de propriedades mecânicas de solos e formações rochosas; informações serão obtidas a partir de bancos de dados da Petrobras, acesso a documentação em arquivos físicos/papel, consulta a áreas técnicas ou pesquisa bibliográfica. Determinação de domínio de interesse para modelagem computacional, determinação de condições de contorno, nas fronteiras do domínio, com base na observação do problema no ambiente de fundo de poço. Pesquisa de metodologias disponíveis em literatura, para modelagem numérica de fenômenos físicos (ex.
: dilatação, fluência de rochas, fraturas em rochas, colapso instável de estruturas). Pesquisa de simulações correlatas, na literatura científica; Escolha dos critérios de falha para o equipamento, conforme recomendações de padrões internacionais (ASTM, DNV, API); Recebimento de resultados de simulações FEA (executadas por terceiros); Interpretação dos resultados com base nos critérios de falha elencados.
Interpretação dos resultados e consolidação em documento técnico de engenharia (relatório técnico ou nota técnica). Realizar análises de sensibilidade, com base nas principais variáveis do problema, visando a aumentar segurança operacional; Realização de cálculo analítico simplificado para validação dos dados obtidos pelas simulações numéricas. Prestar suporte, realizar levantamento e tratamento estatístico de dados, consolidar dados gerados para auxiliar na gestão técnica do processo de suporte técnico; Prestar suporte técnico na condução e governança de grupos temáticos das disciplinas em tela, incluindo e não se limitando a: elaboração de atas de reunião, convocação e agendamento de reuniões, preenchimento de informações técnicas em sistema de suporte à gestão, participação em grupos de trabalhos.