A Semove é a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro.
REpresentamos 10 sindicatos de empresas de ônibus responsáveis por transporte urbano, interurbano e de turismo e fretamento.
Nossa missão é promover o uso do transporte público coletivo e o desenvolvimento das nossas empresas associadas, objetivando a sustentabilidade e a excelência no atendimento aos clientes. /n Requisitos: Pacote office intermediário; Conhecimento básico no setor de transportes; Desejável conhecimento básico em software de planejamento de transportes (Transcad ou similar); Desejável conhecimento básico em software de geoprocessamento (ArcGis ou similar); Desejável conhecimento básico em software de desenho de projetos (Autocad ou similar); Desejável conhecimento básico em em software de microssimulação de tráfego (Aimsum ou similar).
Experiência na área de transportes com pós graduação ou mestrado na área de transportes.
/n Responsabilidades: Auxílio no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de mobilidade urbana, como faixas preferenciais, corredores exclusivos e reestruturação de transporte público, utilizando conceitos técnicos e novas tecnologias para otimizar sistemas e melhorar a produtividade operacional.
Apoio técnico na priorização de transporte público, estudos de demanda, integração, engenharia de tráfego, redes de transporte e terminais urbanos, com foco em soluções práticas, eficientes e inovadoras, incluindo ferramentas de geoprocessamento e simulação.
Atuação no monitoramento de oferta e demanda por eixos viários e regiões, análise de sobreposição de linhas e propostas de otimização do sistema, utilizando dados digitais e métodos analíticos para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e promover integrações tarifárias e físicas.
Assessoramento em pesquisas de tráfego, análise de impactos viários, mudanças de circulação e projetos de sinalização, garantindo segurança e fluidez com ferramentas de microssimulação e engenharia de tráfego.
Responsável pelo cadastro, atualização e mapeamento de linhas de ônibus em sistemas de geoprocessamento para aprimorar o planejamento e oferecer dados confiáveis aos usuários e stakeholders.
Participação em estudos, artigos, congressos e ações de comunicação para fortalecer a imagem do setor e disseminar boas práticas de mobilidade urbana.
Apoio à coleta de indicadores operacionais e participação em grupos de benchmarking para troca de experiências e identificação de melhores práticas entre empresas.