Principais requisitos: Graduação em áreas como Administração, Economia, Engenharia Ambiental, Relações Internacionais, Sustentabilidade ou áreas correlatas.
Pós-graduação ou MBA em Sustentabilidade, ESG, Governança Corporativa ou áreas relacionadas (desejável).
Experiência mínima de 5 anos com projetos ou implementação de iniciativas ESG, sustentabilidade ou áreas relacionadas.
Experiência prévia em diagnósticos e estruturação de processos ou áreas.
Será um diferencial se você tiver: Certificações em ESG (ex.
: ESG Academy, CFA ESG Certification).
Experiência em empresas que passaram por transformação digital ou mudanças organizacionais significativas.
Conhecimento das principais métricas de impacto ambiental, social e de governança.
Experiência com relatórios de sustentabilidade ou de impacto social e ambiental.
Seus desafios serão: Realizar um levantamento e análise detalhada das práticas atuais da empresa relacionadas a ESG, considerando aspectos ambientais, sociais e de governança.
Desenvolver um diagnóstico inicial que destaque os pontos fortes, lacunas e oportunidades de melhoria.
Avaliar o alinhamento das operações e processos com as melhores práticas de sustentabilidade e as exigências legais e regulatórias do setor.
Definir, desenhar e implementar a área de ESG na empresa, estabelecendo políticas, processos e métricas.
Desenvolver um plano de ação estratégico que contemple metas de curto, médio e longo prazo para ESG.
Garantir que as iniciativas de ESG estejam integradas com a estratégia corporativa e cultura organizacional.
Coordenar com outras áreas (Recursos Humanos, Jurídico, Operações, Marketing, etc.)
para promover e implantar iniciativas de ESG em toda a empresa.
Assegurar o cumprimento de todas as normas e regulamentações pertinentes ao setor, em termos de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa.
Criar mecanismos de monitoramento e relatórios de desempenho ESG para a alta liderança e stakeholders externos.
Fomentar uma cultura organizacional focada em sustentabilidade e práticas éticas, promovendo a conscientização interna.
Estabelecer um plano de comunicação para divulgar os resultados e avanços das iniciativas de ESG, tanto interna quanto externamente.
Manter-se atualizado sobre tendências e inovações no campo de ESG, trazendo práticas de benchmark para a empresa.