Estamos em busca de um profissional especialista em Sinistros de Transportes, que será responsável por gerenciar, analisar e resolver sinistros relacionados ao transporte de mercadorias, garantindo que os processos ocorram de acordo com as políticas internas, normas regulatórias e contratos de seguro, atuando como ponto de contato entre seguradoras, transportadoras, clientes e demais partes envolvidas, assegurando uma condução eficiente e transparente dos processos de indenização, análise de risco e mitigação de prejuízos.
**Responsabilidades e atribuições**
- Receber e gerenciar notificações de sinistros, realizar o levantamento das informações e documentações necessárias e manter o registro atualizado de cada caso.
- Garantir a proteção dos interesses da empresa e dos clientes, minimizando perdas financeiras e melhorando a gestão de riscos no transporte de mercadorias.
- Investigar as causas e circunstâncias dos incidentes, avaliando a procedência e as responsabilidades envolvidas.
- Negociar com Congêneres, clientes e fornecedores para obter melhores condições de indenização, recuperação de custos e ressarcimento para minimização de perdas.
- Preparar relatórios detalhados sobre sinistros, apontando causas, ações corretivas e medidas preventivas.
- Colaborar com o departamento jurídico em casos de disputas e litígios, fornecendo suporte técnico e informações pertinentes.
- Analisar as ocorrências para propor ações de mitigação de risco e aprimoramento dos processos logísticos e de transporte.
- Assegurar que todos os processos e documentos estejam em conformidade com as regulamentações vigentes e os requisitos do mercado segurador e clientes.
- Executar atendimento e suporte aos clientes, através do cumprimento das condições contratuais e dos prazos, procedendo com o pagamento ou a negativa de atendimento aos processos, levando em conta a particularidade de cada produto e ainda o público alvo.
- Avaliar a correlação de informações colhidas ou complementar dados no cadastramento de sinistros para análise, com base em consultas realizadas junto aos sistemas ou em contato com clientes e prestadores.
- Realizar controle de estoque de sinistro, tramitação de cobranças de documentos pendentes, atualizações de reservas e encerramentos administrativos dentro dos prazos estabelecidos, visando o constante acompanhamento dos processos, com o envio de correspondências aos clientes e atualização no sistema.
- Identificar eventuais problemas e erros do contrato de seguro e comunicar as áreas envolvidas (técnica, jurídico e comercial), visando à correção para o atendimento aos sinistros e ainda o aprimoramento e melhoria contínua na qualidade do produto oferecido aos nossos clientes.
- Acompanhar os controles junto aos prestadores da posição dos processos, visando assegurar os prazos estipulados em contrato com efetivo acompanhamento sistêmico e posicionar nossos clientes com a devida atualização em sistema, atuar em caso de dúvidas na apuração das perdas, resguardando nosso direito de ressarcimento e ainda a guarda de salvados, evitando a ocorrência de falhas, com base nas condições gerais e particulares dos produtos.
- Acionar ou dispensar os prestadores para a realização de vistorias/pericia, visando à constatação dos danos/prejuízos, com a atualização do sistema.
- Monitorar a execução das vistorias, visando apurar danos/prejuízos, dando suporte para os demais analistas da área, buscando melhoria contínua na qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes, quando necessário.
- Capacidade de identificar problemas e conceber soluções criativas e eficazes para superá-los.
Desenvolver e implementar projetos de metodologia para melhoria contínua, com projetos de curta e média duração, interagindo com áreas internas e externas, buscando eficiência e eficácia.
- Dar suporte para auditoria interna e externa, bem como subsídios no que se refere a informações ao Compliance, Resseguros, Financeiro, Atuarial, Contábil, em conformidade com a demanda;
- Participação na execução de ações voltadas para o desenvolvimento, homologação, parametrização de novas ferramentas sistêmicas, além de mapeamento operacional para obtenção de eficiência, no acompanhamento dos ajustes e realizações em conjunto com a área e tecnologia.
**Requisitos e qualificações**
- Experiência entre 7 e 10 anos com sinistros transportes;
- Ensino superior completo em Gestão de Seguros, Administração, Logística, Direito, ou áreas correlatas;
- Pacote Office nível avançado, especialmente no Word e Excel;
- Conhecimento das normas e regulamentações de transporte e seguro de mercadorias;
- Familiaridade com sistemas de gerenciamento de sinistros.
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Habilidades Comportamentais:_**
- Capacidade de análise crítica e resolução de problemas complexos;
- Proatividade para sugerir melhorias e soluções preventivas;