Proporcionar cuidados ao paciente de forma a promover o uso racional de medicamentos.
Otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhore a qualidade de vida do paciente.
Prevenir, identificar, avaliar e intervir nos incidentes relacionados aos medicamentos e a outros problemas relacionados à farmacoterapia.
Avaliar interações de medicamentos dos pontos de vista farmacodinâmico e farmacocinético.
Avaliar incompatibilidades físico-químicas entre os componentes utilizados.
Monitorar as prescrições de antimicrobianos e elaborar relatórios de consumo.
Analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos, decidindo, justificadamente, pela não dispensação ou aviamento.
Realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de auxiliar na seleção, adição, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia do paciente.
Garantir o abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade e uso racional de medicamentos.
Assegurar e monitorar a utilização de medicamento.
Supervisionar os colaboradores para atuarem no auxílio ao exercício das suas atividades.
Supervisionar as atividades de recebimento, conferência, armazenamento e distribuição dos produtos farmacêuticos, lançando entrada e saída de medicamentos, entre outros, compreendendo a solicitação, recebimento, armazenagem, controle de estoque, dispensação de medicamentos, assim como sua apropriação.
Receber e conferir medicamentos entre outros, e suas especificações, observando lacres e nota fiscal, confrontando informações e prazos de entrega, quantidades, marcas, qualidade e vencimento dos mesmos, visando determinar conformidade do pedido e providenciando a armazenagem.
Manter o controle do estoque das substâncias sujeitas ao controle da Portaria SVS/MS nº 344/98, observando as entradas e saídas, efetuando os protocolos de segurança destes produtos.
Manter atualizada semanalmente a escrituração nos Livros de Registro Especifico de todas as operações relacionadas com as substâncias sujeitas ao controle da Portaria SVS/MS nº 344/98.
Manter no estabelecimento para efeito de fiscalização e controle, livros de escrituração, balanços e demais documentos comprovantes de movimentação de estoque.
Armazenar as substâncias sujeitas ao controle da Portaria SVS/MS nº 344/98 ou medicamentos que as contenham obrigatoriamente sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança (armário), em local exclusivo para este fim.
Participar, promover e registrar as atividades de treinamento operacional e educação continuada, bem como definir manuais de boas práticas, procedimentos operacionais padrões e seus aperfeiçoamentos, zelando pelos seus cumprimentos, estando esses acessíveis a todos os funcionários envolvidos nas atividades e aos órgãos de fiscalização.
Estipular critérios para obtenção de medicamentos que não constem na padronização.
Participar na elaboração de protocolos de tratamento elaborados por diferentes serviços clínicos.
Participar da construção e implantação de processos da área.
Participar ativamente da educação permanente dirigida à equipe de saúde e assessorar todas as atividades relacionadas à promoção do uso racional.
Atuar como multiplicador técnico, contribuindo e participando da integração de novos colaboradores e nos treinamentos de atualização de processos e/ou procedimentos da equipe.
Cumprir a legislação e regulamentação pertinentes à área de atuação, bem como normas e procedimentos de saúde, higiene, segurança do trabalho e utilização de EPI's/EPC's (Equipamento de proteção individual/coletivo), quando a atividade assim o exigir.
Carga horária de 220 horas mensais.
Escala semanal 6x1.
Escolaridade Mínima: Ensino Superior
- Vale Transporte
- Refeição no local
- Cesta básica