Nossa história começou em 1998, quando um grupo de professores, servidores e médicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) se uniu para agilizar a contratação de profissionais para o hospital, já que concursos públicos estavam suspensos há vários anos.
Preocupados em continuar oferecendo um atendimento de qualidade aos pacientes, eles deram início à atuação da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC) com recursos próprios.
No início, a pequena estrutura se acomodava em uma única sala no prédio da Faculdade de Medicina da UFG, mas logo essa realidade mudou e mais de mil funcionários do Hospital das Clínicas (HC) mantinham vínculo com a Fundação, tornando-a imprescindível para manter e sustentar a prestação de serviços do HC.
Em paralelo à cogestão do HC, iniciamos um amplo programa de incentivo e financiamento de pesquisas junto aos professores das Unidades Acadêmicas da área de saúde da UFG.
Hoje, contamos com um time de profissionais competentes e comprometidos com o propósito de gerir projetos que cooperem com a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), tanto em Goiás como em outros estados, buscando sempre o incremento da assistência, pesquisa e extensão.
Com o auxílio dessa equipe, os pilares que nortearam o surgimento da FUNDAHC continuam os mesmos: Transparência da gestão.
Total comprometimento com a qualidade dos serviços assistenciais.
Otimização de custos e recursos públicos e privados empregados para melhoria da saúde da população.
Eficiência e eficácia em uma assistência humanizada.
Nosso objetivo é entregar Excelência e Humanização em Saúde com tecnologia de ponta e capital humano competente.
Atuamos sempre com respeito, carinho e dedicação aos colaboradores e pacientes.
Será um prazer ter você conosco.
/n Ensino superior completo em Fonoaudiologia.
Desejável residência ou especialização na área hospitalar.
Registro ativo e regular no conselho.
Experiência de 06 (seis) meses na função em unidade hospitalar.
/n Geral Realizar triagem com objetivo de detectar alteração da deglutição; Realizar avaliação funcional da deglutição em pacientes estáveis e após liberação médica; Realizar atendimento/terapia fonoaudiólogo (a) em pacientes disfágicos visando adequação da deglutição para otimizar alta hospitalar; Solicitar adequação da consistência da dieta conforme alteração detectada na avaliação funcional da deglutição; Prescrever atividades/exercícios miofuncionais quando necessário; Atuar multidisciplinarmente na decanulação; Detectar e orientar alterações de comunicação do paciente; Participar de equipes interdisciplinares e multiprofissionais, realizando atividades em conjunto, tais como: visita multidisciplinar, discussão de casos, reuniões administrativas; Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, reuniões, treinamentos, comissões, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão; Elaborar relatórios, laudos técnicos e registrar dados no Sistema; Buscar permanentemente contribuir na melhoria aos processos dos diversos setores da unidade hospitalar; Acompanhar, orientar e dar suporte aos novos colaboradores, com relação às atividades que serão desenvolvidas, quando necessário; Maternidade Acompanhar e apoiar a mãe no que diz ao manejo no aleitamento materno; Acompanhar/estimular os recém nascidos que apresentarem dificuldades no que diz a amamentação; Atuar junto à equipe multiprofissional; Atuar junto ao recém-nascido sadio, que permanece junto à mãe no mesmo ambiente até a alta hospitalar, quando solicitado; Beneficiar o binômio mãe-bebê com a promoção da saúde fonoaudiológica durante a amamentação; Colaborar com a definição de condutas de alta, retorno ou encaminhamentos; Emitir encaminhamentos pertinentes à triagem auditiva e teste da linguinha; Enfatizar a importância dos testes da orelhinha e da linguinha; Estimular e acompanhar o aleitamento materno exclusivo por meio de técnicas específicas; Estimular e promover a adequação da função do sistema sensório-motor oral no que diz a função de coordenação sucção-deglutição-respiração; Garantir assistência fonoaudiológica aos recém-nascidos de risco, quando solicitado; Incentivar o intercâmbio biopsicossocial entre mãe/ bebê e demais membros da família; Incentivar, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno exclusivo; Informar sobre o Banco de Leite Humano; Orientar as clientes do Banco de Leite Humano; Orientar os pais sobre o desenvolvimento auditivo e linguístico da criança; Orientar pais e responsáveis sobre a realização dos testes e resultados; Orientar quanto aos prejuízos dos hábitos deletérios; Participar do planejamento e execução de programas que envolvam a triagem auditiva neonatal.
Participar e apoiar a promoção de campanhas do incentivo à doação de leite humano; Prevenir e detectar precocemente alterações no processo de amamentação; Promover a discussão quanto ao desenvolvimento auditivo e linguístico; Promover e apoiar à amamentação, quando solicitado, nas primeiras horas de vida, conforme as diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Realizar a triagem auditiva neonatal (Teste da Orelhinha); Realizar avaliação fonoaudiológica a fim de verificar a possibilidade de encaminhamento do recém-nascido ao Alojamento Conjunto (ALCON); Realizar o Teste da Linguinha; Reavaliar e apoiar a amamentação após a realização da frenotomia; Responder tecnicamente a solicitação de parecer fonoaudiológico; Buscar permanentemente contribuir na melhoria aos processos dos diversos setores da unidade hospitalar; Acompanhar, orientar e dar suporte aos novos colaboradores, com relação às atividades que serão desenvolvidas, quando necessário; Realizar Integração Funcional com novos colaboradores; Cumprir e fazer cumprir as normas, rotinas e procedimentos padronizados na instituição; Participar de cursos, treinamentos, palestras e reuniões quando solicitado; Atender solicitações do Sistema de Gestão da Qualidade, providenciando os documentos necessários para implantação e implementação dos serviços, visando a melhoria contínua dos processos; Executar outras atividades inerentes à função, conforme solicitação e orientação do gestor.