O gerente de comunicação corporativa tem o objetivo de contribuir na construção, gestão e manutenção da reputação positiva corporativa, ampliando a visibilidade da empresa e suas marcas de acordo com a estratégia individual e total, impactando positivamente os negócios, além de fazer a gestão de crises, minimizando impacto negativo reputacional e blindar a imagem da companhia diante de situações sensíveis.
Atua de forma integrada com as áreas de produto, unidades de negócio, marketing, marca, comunicação e comunicação interna, a fim de unificar mensagens-chave e potencializar os investimentos de comunicação da empresa e negócios.
Gerencia 5 frentes:
1. **Imprensa -** responsável pela estratégia de relações com jornalistas e formadores de opinião. Definição de agenda positiva na imprensa, press trips, encontros de relacionamentos, artigos, participação em eventos, concessão de entrevistas, treinamento e capacitação de porta-vozes, briefing, produção e validação de conteúdos patrocinados, etc.
2. **Patrocínios e Eventos Corporativos** - mapeamento, estratégia e execução de eventos proprietários e patrocinados equilibrando a necessidade dos negócios e orçamento da empresa
3. **Relações Públicas -** ações de relacionamento com stakeholders de interesse, por meio de pesquisas, prêmios, reconhecimentos, atuação em entidades setoriais, encontros, etc.
4. **Comunicação das Unidades de Negócio (TBForte, TBNet e Serviços Integrados) -** estratégia de posicionamento e comunicação das unidades de negócio da TecBan, contemplando campanhas, redes sociais, material de apoio comercial, etc.
5. **Gestão administrativa -** gestão de equipe responsável por manter contratos, receber notas, seguir processos de compras e reporte orçamentário da área.
**Responsabilidades e atribuições** Imprensa**
- mapear junto às áreas da empresa pautas para compor agenda positiva. Saber se relacionar bem e de forma assertiva e estratégica com todos os níveis hierárquicos das diferentes áreas TecBan.
- validar conteúdos que serão divulgados externamente. Deve zelar pela qualidade dos materiais (sugestões de pauta, releases, notas, artigos e infográficos). Fundamental para garantir a clareza, objetividade e assertividade das mensagens que são comunicadas
- desenhar estratégia de relacionamento com jornalistas e formadores de opinião
- idealizar, mapear riscos e alinhar mensagens-chave para press trips, artigos, concessão de entrevistas, participação em eventos, etc
- acompanhar entrevistas, encontros de relacionamentos e eventos com participação da alta liderança
- treinar e capacitar porta-vozes, por meio de treinamento, media briefing e feedback após entrevistas
- analisar exposição na imprensa, antecipando possíveis crises e desenhando plano de ação para mitigação de riscos
- validar briefing e conteúdos patrocinados da TecBan e seus negócios
- mapeamento, definição de estratégias e execução de planos de ação para momentos de crise, defendendo os negócios e a reputação corporativa
- mapeamento de oportunidades de fortalecimento reputacional
- acompanhar indicadores de quantidade e qualidade da exposição da empresa e suas marcas e negócios
- Conhecer à fundo e se relacionar bem com os principais veículos de imprensa e jornalistas do Brasil. Fundamental para influenciar na construção da imagem positiva da TecBan, bem como reduzir impactos em situações de crise.
**Patrocínios e Eventos Corporativos**
- Mapeamento de eventos de interesse para os negócios
- Definição de estratégia de participação
- Gestão de fornecedores para execução de eventos
- Produção de narrativa para apresentações institucionais de executivos da alta liderança
- Aprovação de materiais e brindes usados nos eventos, com apoio de área de comunicação
- Análise de ativações proprietárias e patrocinadas equilibrando a necessidade dos negócios e orçamento da empresa
- Gestão de estoque de brindes e orientação para uso conforme necessidade da empresa
**Relações Públicas -**
- contratação e gestão de pesquisas para fortalecer narrativa institucional
- gestão da produção de conteúdo do Relatório Anual da companhia
- estruturar estratégia de participação em prêmios e reconhecimento
- validação de cases para participação em prêmios e reconhecimentos
- validação de speak opportunities em eventos e fóruns para fortalecer autoridade da TecBan e seus negócios
- construção de relacionamento com stakeholders (entidades de classe e setoriais, instituições de apoio aos negócios, formadores de opinião, comunidades, etc.)
- Contribuir para comunicação nas relações governamentais (autoridades). Atuação direta na orientação estratégica junto ao corpo diretivo, definindo mensagens e planos de ação. Fundamental para levar as mensagens-positivas e influenciar tomadores de decisão sobre pleitos institucio