A Área de Categorias busca sempre trabalhar para que possamos reinventar a maneira como as pessoas montam as suas casas!
Fazemos isso visando melhorar a experiência dos nossos Clientes, desde o início da jornada do consumidor, na análise e identificação de oportunidades no portfólio de produtos, na definição da estratégia comercial, na negociação de custos até o pós-vendas.
Usamos análises de mercado e inteligência de dados para determinar as melhores estratégias visando atender todas as demandas dos nossos Clientes, juntamente com as Áreas de Merchandising, Marketing e Lojas. Analisamos a cadeia logística para fomentar a otimização da malha e redução de prazos, e trabalhamos com várias áreas da companhia na melhoria da qualidade dos produtos e serviços da MadeiraMadeira.
O líder de categoria é o responsável por definir, desenvolver e implementar estratégias específicas, em conjunto com o Head da categoria, para posicionamento, direcionar as vendas, rentabilidade e a experiência do consumidor para um subconjunto de categorias definido pelo head de categoria. O líder da categoria deve propor e executar com o time ações táticas que suportem a estratégia definida, incluindo a seleção de parceiros (fornecedores ou sellers), seleção e desenvolvimento do produto, política comercial para cada canal de vendas, melhorias na experiência de navegabilidade do consumidor nos nossos canais digitais, definição da melhor operação para cada origeM/Fornecedor, entre outros.
**Responsabilidades e atribuições**
- Responsável pela estratégia geral da categoria: estratégia de posicionamento e sortimento, crescimento, ganho de market share, estratégia de canais, marketing, sourcing, planejamento de SOP, logística, plano conjunto com fornecedores;
- Definir metas e estratégia de compras 1P e desenvolvimento 3P aderentes aos desafíos de cada subcategoria;
- Construção da estratégia de Private Label junto com a área de negócios;
- Gerenciar o P&L para toda a categoria e conduzir decisões-chave para melhorar a rentabilidade e crescimento das categorias sob sua responsabilidade;
- Construir o plano de mix de categorias e posicionamento;
- Construção de estratégia de categorias por canal alinhadas às diretrizes da empresa: Lojas físicas/Site/TDV/Marketplace;
- Construir forte relacionamento com as marcas / Seller / fornecedores;
- Identificar oportunidades para acelerar o crescimento. Crie planos para atingir essas metas e liderar áreas pares para garantir execução;
- Definir metas gerais de negócios. Definir e revisar objetivos e metas para cada um dos membros de sua equipe. Contrate e desenvolva talentos dentro da equipe. Construa uma equipe de alto desempenho;
- Identificar e resolver prontamente as questões estratégicas que podem prejudicar a capacidade da equipe de atender às metas comerciais e técnicas estratégicas e escalar rapidamente para remover blockers;
- Gerenciar os ciclos de planejamento mensal, trimestral e anual em parceria com o Financeiro e o resto da organização;
- Construir forte relacionamento com as marcas / Seller / fornecedores
- Definir metas gerais de negócios. Definir e revisar objetivos e metas para cada um dos membros de sua equipe. Contrate e desenvolva talentos dentro da equipe. Construa uma equipe de alto desempenho.
- Gerenciar os ciclos de planejamento mensal, trimestral e anual em parceria com o Financeiro e o resto da organização
**Requisitos e qualificações** Competências Técnicas**:
- Habilidade de negociação estratégica;
- Gestão de carteiras de fornecedores;
- Habilidades em gestão de projetos;
- Habilidades em análise de dados;
- Excel avançado;
- Conhecimento intermediário em finanças corporativas, seus princípios e principais demonstrativos, visando a busca pelo crescimento lucrativo de longo prazo de sua parte do negócio;
- Alta capacidade analítica para compreensão do melhor modelo de custo e fiscal, análise de KPIs de tendência e de resultados e para o correto e rápido entendimento do status quo e eventual melhoria aplicada, de forma a direcionar corretamente os times para a ação;
- Conhecimento de linhas de produção e conceitos de produtividade, logística e operação (Diferencial)
**Competências Comportamentais**:
- Visão com foco central no cliente, buscando incansavelmente atender às expectativas do consumidor da forma mais ampla possível;
- Liderança, é capaz de construir e desenvolver times de alta performance através da construção de confiança por meio de princípios de liderança, feedback constante, estruturação de processos e rotinas do time.
- Pensamento inovador para buscar alternativas ao status quo que mais potencializam o resultado da Madeira Madeira;
- Habilidade em administrar os conflitos entre áreas funcionais e/ou com parceiros externos visando proteger aos interesses da MadeiraMadeira de forma mais otimizada;
- Capacidade de planejar a execu