Planejar, organizar e gerenciar as atividades da área de Contabilidade visando assegurar que todos os registros contábeis e fiscais, assim como os pagamentos, recebimentos e faturamentos sejam feitos de acordo com os princípios e normas pertinentes, dentro dos prazos e das normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.
O escopo das atividades tem abrangência LATAM.
Responsabilidades:
Gerenciar as atividades da contabilidade, visando assegurar que todos os relatórios e registros contábeis sejam feitos de acordo com os princípios e normas contábeis e legislação pertinente, dentro dos prazos e das normas e procedimentos estabelecidos pelo Grupo Allianz;
Validar a elaboração dos balancetes mensais (contábil e gerencial), visando assegurar que os mesmos reflitam corretamente a situação econômico-financeira da empresa;
Gerenciar as atividades de escrituração fiscal (ICMS, IPI, ISS etc.)
e da apuração mensal do Imposto de Renda, visando assegurar que todos os tributos devidos sejam apurados e recolhidos na forma da lei, incluindo o cumprimento das obrigações acessórias;
Acompanhar no processo de elaboração a Declaração Anual do Imposto de Renda, visando o cumprimento da legislação específica;
Pesquisar e estudar toda a legislação fiscal-tributária, dando a orientação necessária a todas as áreas da empresa responsáveis por emissão, registro ou trâmite de documentos fiscais, visando prevenir incorreções e prejuízos à empresa, bem como a conformidade às exigências legais;
Atender e acompanhar os trabalhos da auditoria externa, prestando todos os esclarecimentos necessários, visando a agilização e qualidade do trabalho da auditoria;
Realizar a revisão das justificações das variações das contas de resultado (P&L), verificando cada conta de despesa e comparando com o valor orçado por cada área;
Suporte aos demais departamentos administrativos visando orientar a receber documentação fiscal legal e idônea para o adequado registro contábil, fiscal e financeiro;
Coordenar a elaboração e revisão das demonstrações contábeis, prestando consultoria e informações gerenciais, garantindo informações precisas para a tomada de decisão dos gestores;
Elaborar as políticas financeiras (de Contas a pagar, Contas a Receber, Alçada de aprovação, etc.
), através de transcrição de diretrizes do Grupo para realidade brasileira e da empresa em particular, para garantir que a Empresa está resguardada contra fraudes e atua em conformidade com regra do Grupo;
Reportar a previsão de Fluxo de caixa mensal/trimestral, via analise de budget, abertura dos sinistros, trazendo do regime de competência para regime de caixa com finalidade de facilitar as decisões de captação/aplicação e cumprimento de obrigações;
Realizar o relacionamento bancário, negociando taxa de leasing, taxa de captação e taxas bancárias em geral para reduzir custos com despesas financeiras;
Gerenciar a equipe, realizando a admissão, férias e demissão de colaboradores, advertindo e suspendendo quando necessário, distribuindo atividades, definindo prioridades, realizando o acompanhamento individual e em grupo, aplicando feedback e orientações, para garantir o padrão de atendimento da área e desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Requisitos:
Superior em Contabilidade;
Inglês avançado;
Princípios contábeis, normas e pronunciamentos contábeis emitidos pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade e CPC-(Comitê de Pronunciamentos contábeis).
#J-18808-Ljbffr