Exigido:
Ensino Superior em Ciências Contábeis, Economia ou áreas correlatas.
Registro Ativo no Conselho de Classe.
Pós-graduação em Controladoria, Auditoria Contábil ou áreas correlatas.
Conhecimentos: gestão de processos, gestão de projetos, gestão de custos e orçamento, gestão de patrimônio, gestão de pessoas, planejamento orçamentário, gestão por resultados, sistemas de auditoria e indicadores econômico-financeiros de cooperativa.
Experiência profissional na área contábil, financeira e controladoria.
Responsabilidades:
Garantir o cumprimento das regras organizacionais, visando melhores práticas, melhorias nas políticas, nos processos, fluxos, funcionalidade, otimização e racionalização, visando maior eficiência e eficácia dos serviços e satisfação dos colaboradores e clientes.
Gerenciar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe pautada em gestão por competências e meritocracia, contribuindo para a cultura de desempenho, visando alcançar melhores resultados.
Gerenciar os processos, projetos e programas da área, orientando e mediando conflitos entre pessoas, áreas e gestores, garantindo a implantação, operacionalização, cronogramas e metas.
Cumprir e facilitar o cumprimento dos procedimentos, normas de conduta e ética, bem como diretrizes gerais da empresa.
Prever, organizar, coordenar e controlar todas as atividades desenvolvidas do setor, com apresentação periódica de relatórios para a diretoria executiva e/ou conselho de administração.
Definir as necessidades operacionais (técnicas e humanas) do setor.
Avaliar relatórios analíticos sobre a evolução dos indicadores da Unimed e propor estratégias para o aumento da eficiência operacional, diminuição de custos e melhoria dos resultados.
Elaborar, atualizar e controlar os procedimentos, processos, diretrizes, manuais e sistema de informação da área visando melhores práticas, funcionalidade e satisfação dos colaboradores.
Gerenciar o planejamento orçamentário da Cooperativa, garantindo o cumprimento ou redução das despesas da unidade.
Gerenciar todos os processos de controle patrimonial referentes ao ativo imobilizado, intangível e os estoques.
Planejar, organizar e desenvolver planos econômico-financeiros da Cooperativa.
Sugerir diretrizes que estejam alinhadas ao planejamento econômico e estratégico da empresa.
Promover a melhoria contínua dos processos nos diversos departamentos, com foco na redução de custos e aumento da produtividade e lucratividade da Cooperativa.
Analisar informações contábeis e de performance para reduzir perdas, aumentar o lucro e acompanhar projeções de faturamento.
Elaborar relatórios econômico-financeiros e demonstrativos de resultados para apreciação da Diretoria e Conselheiros da Administração.
Atuar como elo entre a Diretoria Executiva, Auditorias Externas e Assessores de Atuária, participando de reuniões com auditores, membros dos conselhos e empresas de auditorias e assessorias contratadas, para tratamento de assuntos de interesse da Cooperativa, no âmbito contábil e fiscal.
Acompanhar a legislação sobre os assuntos pertinentes à sua área de atuação mediante a leitura de boletins e artigos especializados e adotar as providências cabíveis.
Validar as demonstrações financeiras.
Garantir o cumprimento das normas de auditoria.
Auxiliar na projeção de novos investimentos, tanto em bens, como pessoal ou ferramentas de trabalho.
Estabelecer interação com os outros setores, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
Prestar informações aos clientes internos e externos com ética, eficiência e agilidade, fortalecendo as relações entre as partes envolvidas e a imagem da empresa.
Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
Atender às programações de treinamento e desenvolvimento.
Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, equipamentos de proteção individual, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias etc.
Informar à diretoria sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude.
Posicionar a diretoria sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsabilidade.
Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.#J-18808-Ljbffr