**Missão do cargo**:
Será responsável por liderar e gerenciar a equipe de análise de dados e seus fornecedores. Sua principal função é gerir nossa estrutura de dados e fornecer orientação estratégica baseada em evidências para a tomada de decisões.
**Principais responsabilidades**:
- Gerenciar e aprimorar a infraestrutura da base de dados existente, incluindo a definição de modelos de dados, arquiteturas de armazenamento e sistemas de gerenciamento de bancos de dados;
- Garantir a integridade, segurança e disponibilidade dos dados por meio de práticas adequadas de backup, recuperação e segurança da informação;
- Desenvolver e implementar políticas e procedimentos para a governança de dados, garantindo a qualidade e a consistência dos dados em toda a organização;
- Gerir o ciclo de dados da empresa desde o processo de ingestão de informações até a geração de produtos analíticos para a tomada de decisão;
- Gerenciar a execução do roadmap estratégico de Data Analytics e manter sua atualização
- Colaborar com os líderes de negócios para entender os requisitos de análise de dados e identificar oportunidades estratégicas;
- Desenvolver e implementar uma estratégia abrangente de análise de dados, alinhada com os objetivos organizacionais;
- Identificar fontes de dados relevantes e garantir a coleta adequada de informações para análise;
- Utilizar ferramentas avançadas de análise de dados para examinar grandes volumes de informações e identificar insights acionáveis;
- Comunicar os resultados da análise de maneira clara e concisa, utilizando visualizações de dados eficazes e relatórios bem estruturados;
- Desenvolver ferramentas de BI sempre que necessário para comunicação dos resultados e análises;
- Realizar o processo de manutenção e melhoria contínua dos BIs existentes na empresa.
**Responsabilidade secundárias**:
- Fomentar a cultura de gestão baseada em dados dentro da Atlantica;
- Identificar oportunidade de melhoria de processos e negócios com base no uso de dados;
- Gerir e manter uma equipe com padrões GPTW.
**Requisitos**:
- Formação acadêmica em Ciência da Computação, Estatística, Matemática, Engenharia ou área relacionada;
- Desejável mestrado ou especialização em Ciência da Computação, Dados, BI;
- Inglês nível intermediário;
- Domínio em Gestão do ciclo de vida de dados e Data Warehouse (DW);
- Domínio em PowerBI e SQL;
- Conhecimentos em Python e R;
- Capacidade de liderar equipes e promover uma cultura de análise orientada a dados;
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita, com a capacidade de transmitir resultados complexos de análise de forma clara e concisa para diferentes públicos;
- Fortes habilidades analíticas e de resolução de problemas, com a capacidade de traduzir dados em recomendações acionáveis para a tomada de decisões estratégicas;
- Familiaridade com questões de privacidade de dados e conformidade regulatória, como o GDPR e a LGPD;
- Conhecimento de setores específicos da indústria em que a organização atua é uma vantagem.
**Escolaridade Mínima**: Ensino Superior