O Gerente de Marketing é o profissional responsável poranalisar, propor, organizar e implementar projetos afim de tornar real o objetivo declarado no planejamento estratégico a partir da habilidade de diagnósticos, estratégia, identificação do nível da empresa.
Profissional responsável pelo atendimento ao cliente, captação, filtragem e desenvolvimento das instruções que serão executados pela equipe. Deve treinar os profissionais que farão parte do departamento, além de mantê-los sempre bem informados. Em casos que o gerente de marketing possua conhecimento técnico na área de designer, ele pode atuar como Diretor de Arte, propondo a identidade visual da empresa.
Se encarrega da comunicação e imagem interna e externa da empresa. Este profissional também é encarregado de coordenar as promoções, campanhas e demais ações relacionadas a comercialização de produtos e comunicações que a empresa deseja realizar com seus clientes e interessados em datas comemorativas, feriados e dias úteis. Prospectar novos clientes e oportunidades de negócios além de realizar pesquisas de mercado a fim de entender o nível de satisfação do cliente. O trabalho do Gerente de Marketing também contempla as relações com o mercado se comunicando sempre com agências de turismo, hotéis e potenciais parceiros ao negócio.
**Perfil do Gerente de Marketing**
- **Pontualidade;**
- **Responsabilidade;**
- **Flexibilidade;**
- **Resiliência;**
- **Habilidade em Negociação;**
- **Espírito de liderança;**
- **Proatividade;**
- **Agilidade;**
- **Ética;**
- **Habilidades de relacionamento;**
- **Organização;**
- **Disciplina;**
- **Paciência;**
- **Determinação;**
- **Autoconhecimento;**
- **Conhecimento das tendências do mercado;**
- **Fácil adaptação às novas tecnologias;**
- **Sempre buscar oportunidades de negociações para redução de custos;**
- **Bom relacionamento com fornecedores;**
- **Processo de tomada de decisão baseado em métricas;**
- **Gestão de risco na cadeia de suprimentos;**
- **Comunicação respeitosa;**
Atividades do Gerente de Marketing:
- Conhecer o perfil do consumidor;
- Planejar e executar a comunicação da empresa;
- Gerenciamento de comunicação;
- Traças objetivos e metas de comunicação;
- Desenvolver e gerenciar campanhas promocionais;
- Definir canais e formas de atrair novos clientes;
- Analisar e mensurar resultados de campanhas;
- Gerenciar produção de mídia;
- Gerenciar canais como redes sociais e websites;
- Gerenciar fornecedores como gráficas, agências de publicidade e marketing;
- Estar atento a tendencias de comunicação e aos concorrentes;
- Atrair clientes para a loja (processo de venda finalizado pela equipe de vendas).
- Posicionar a empresa e maximizar a sua participação no mercado;
- Gerenciar equipe de marketing;
- Planejar e executar eventos e campanhas promocionais em conjunto com equipe de vendas;
- Buscar oportunidades e parcerias benéficas que possam gerar mais vendas;
- Desenvolver materiais publicitários junto à equipe de marketing;
- Supervisionar contratos publicitários;
- Planejar, executar e acompanhar as atividades do cargo;
- Estabelecer cronograma das atividades do departamento;
- Solicitar apoio do Departamento Comercial quando necessário no que se refere a promoções ou liquidações de produtos;
- Estabelecer contato próximo com Fornecedores e Marcas comercializadas para a empresa para obter apoio em campanhas;
- Coordenar alianças estratégicas com parceiros do negócio;
- Coordenar alianças com influenciadores digitais e demais personalidades ou empresas parceiras;
- Realização de campanhas internas ou externas de acordo com os objetivos da empresa;
- Supervisionar a guarda e o fácil acesso ao almoxarifado de materiais relacionados ao marketing;
- Gerenciar a comunicação interna e externa da empresa;