**Description**:
**DESAFIOS DA POSIÇÃO**
O Gerente ou a Gerente de Projetos é responsável pela gestão de projetos de diversos tamanhos, vinculados à estratégia programática, através do gerenciamento de todos os aspectos do ciclo dos projetos, incluindo planejamento, implementação, monitoramento, garantindo que os resultados estejam em linha com o escopo e a execução técnico financeira concluída no prazo e dentro do orçamento.
Suas atividades incluem contribuição no planejamento estratégico da área e para a gestão do portfólio, garantindo a qualidade na entrega técnica e o acompanhamento estratégico da agenda. Apoia o Diretor da Estratégia de Economias de Impacto na captação de recursos e alavancar recursos financeiros voltados à estruturação da área, por meio de parcerias. Supervisiona a equipe designada, sendo responsável por garantir um bom ambiente e excelência operacional em todas as suas funções, além do relacionamento e engajamento com doadores públicos e privados.
Uma abordagem jurisdicional também será necessária para a execução dos projetos, incluindo engajamento de stakeholders, relacionamento e representação institucional com diferentes instituições, estabelecimento de parcerias multistakeholders, participação em eventos e discussões técnicas de alto nível junto a coletivos multisetoriais e globais, incluindo grupos de movimentos compostos por representantes do setor privado, setor financeiro, academia e sociedade civil, entre outros.
**RESPONSABILIDADES CHAVE**
**Captação e Elaboração de Propostas**
Identifica oportunidades de ampliação ou extensão de projetos atrelados à(s) estratégia(s) programáticas de atuação, por meio manutenção de relacionamento com doadores atuais e em potencial, mapeamento de editais/chamadas e em parceria constante com a equipe de CI do escritório central.
Lidera a elaboração do conceito e proposta de projetos, através da análise crítica do problema a ser solucionado, contexto e partes envolvidas, construindo uma abordagem capaz de produzir os resultados desejados alinhados a estrutura programática, com detalhamento de macroatividades.
Coordena e garante a construção e estrutura das propostas para captação considerando os modelos direcionados pelos doadores, articulando as diversas áreas (outras estratégias, áreas transversais, divisões de America Field Division /Head Quarters).
Monitora e colabora com as diligências operacionais necessárias para a aprovação de propostas, em estreita parceria com a área de Desenvolvimento e/ou divisão de AFD/HQ.
**Implantação do Projeto**
Coordena a elaboração do Plano de Implementação dos projetos através da definição de objetivos, entregas e atividades, detalhamento do cronograma e insumos necessários para cada etapa de execução, assim como outras especificidades do escopo do projeto.
Aprova a seleção de parceiros e fornecedores do projeto através da análise das propostas e credenciais, custo-benefício e alinhamento ao escopo e objetivos do projeto, bem como cumprimento de todos os procedimentos operacionais obrigatórios.
Elabora, monitora e aprova a execução financeira do orçamento com suporte da área de Operações, através definição dos custos necessários para implantação do projeto, alinhando de eventuais necessidades de ajustes por alteração de escopo e/ou das partes interessadas, garantindo a suficiência dos recursos para a execução das atividades conforme o cronograma.
Gerencia o escopo do projeto, monitorando e construindo de forma colaborativa as possibilidades de ajustes, através da identificação de tendências e ações corretivas para resolver problemas e mapeamento de riscos, necessidades de ferramentas, recursos e treinamentos com a finalidade de garantir a eficiência das entregas contratadas e o alinhamento e aprovação.
Gerencia o processo de monitoramento, avaliação e controle do projeto, elaborando com sua equipe o plano de monitoramento e avaliação, a matriz de indicadores e resultados, supervisionando a captação de dados, realizando sua análise para a tomada de decisão em relação à ajustes em potencial em parceria com a área de Gestão do Conhecimento para garantir a visão de impacto do projeto na estrutura programática.
Gerencia o cronograma do projeto, garantindo a tempestividade das entregas e o cumprimento dos prazos acordados, realizando ajustes, quando necessários, em acordo com as partes interessadas.
Colabora, em parceria com a área de comunicação, com o contar das histórias e narrativas do projeto, através da entrega dos produtos de comunicação específicos dos projetos e conexão às estrelas programáticas da CI-Brasil com o objetivo de trazer visibilidade e alinhamento aos produtos executados e ao posicionamento estratégico da organização.
Garante a manutenção da relação com o(s) financiador(es) do projeto, planejando a frequência e f