Ensino Superior Completo em Engenharia, Administração, Marketing, Tecnologia e AfinsDesejável MBA em Gestão Comercial, Marketing em VendasConhecimento do segmento MATCOM/MATELE/ALIMENTAR/FARMA/INFORMATICALiderança e Desenvolvimento de Equipe: Capacidade de motivar, orientar e desenvolver equipes de vendas, além de promover colaboração e compartilhamento de conhecimento entre áreas.Planejamento e Execução Estratégica: Habilidade para definir e implementar estratégias de vendas e marketing alinhadas às metas da empresa e às necessidades do mercado local.Inteligência de Mercado: Capacidade de analisar tendências de mercado, concorrência e comportamento do cliente para identificar oportunidades de crescimento e ajustar estratégiasOrientação para Resultados: Foco em alcançar metas quantitativas e qualitativas, com ênfase em crescimento de receita, lucro e satisfação do clienteGestão de Relacionamento com o Cliente: Forte habilidade para construir e manter relacionamentos estratégicos com clientes em níveis seniores, B12 fortalecer a posição da empresa no mercado.Negociação e Gestão de Contratos: Experiência em negociações complexas, definição de preços e gestão de margens para garantir lucratividade.Visão Financeira: Capacidade de gerenciar custos e garantir que as metas de volume, lucro e eficiência operacional sejam atingidas.Tomada de Decisão Baseada em Dados: Habilidade para interpretar métricas e relatórios para tomar decisões informadas e implementar planos de melhoria.Integridade e Conformidade: Compromisso com altos padrões éticos, segurança e conformidade regulatória.
Estruturar equipe de representante Comercial Autônomo da Regional , sendo responsável pela contratação e distrato; Trazer informações de mercado, tais como, Shopping de Preços, incremento de Portfolio, tendências de Mercado nos respectivos segmentos de atuação; Acompanhar e treinar equipe de RCA, afim de ter um melhor resultado da região; Respeitar o contrato de representação do autônomo, não cobrando cotas de vendas e não exigindo relatórios periódicos, conforme a lei do RCA; Analisar/desenvolver os relatórios de venda da equipe; Acompanhar o fluxo de processamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos; Acompanhar o fluxo de transporte e entrega de mercadorias juntamente a logística, para manter o nível de serviço satisfatório aos clientes; Preparar e participar das reuniões da equipe de vendas; Controlar os recursos materiais dos seus subordinados (cartões de visita, agenda, material impresso etc.
); Fazer com que os representantes Comerciais Autônomos possuam as mesmas oportunidades, ajustando a carteira de clientes, as rotas e as prioridades de uma forma que todas as oportunidades sejam exploradas em todos os Canais e Segmentos de Atuação na Regional; Estabelecer campanhas de incentivo e premiações para a equipe alinhadas com a Gerencia Nacional/Diretoria; Manutenção da Carteira de Clientes Ativos, Inativos e Prospecção de Novos clientes; Planejamento estratégico de vendas utilizando ferramentas como Excel, Salesforce (CRM) e Power BI, para cobertura de Zonas brancas, novas contratações, pulverização, incremento de MIX e maior visibilidade da Marca.
Volume, Lucro e Custo: Garante a realização do volume de vendas e das metas definindo o preço e a margem apropriados para as vendas registradas localmente.
Participa da negociação de contratos-chave.
Gerencia os custos contínuos usando as mais recentes ferramentas e processos para maximizar a eficiência dentro da equipe.
Riscos: Garante que tanto ele quanto a equipe sempre ajam com os mais altos padrões de integridade e Saúde e Segurança.
Apoia o processo de gestão de riscos transmitindo informações locais sobre o status financeiro, mudança de propriedade, etc., aos parceiros internos relevantes.
Liderança e Desenvolvimento de Pessoas: Garante (com o apoio do Gerente de RH e seu superior imediato) que a área de responsabilidade esteja devidamente organizada, equipada, qualificada e direcionada.
Orienta, motiva e desenvolve subordinados diretos e indiretos dentro das políticas de RH.
Impulsiona e garante o compartilhamento de conhecimento e a colaboração cruzada.