Gerente Financeiro - FP&A - Pampulha (MG)
**Responsabilidades**:
Atuar como Business Partner Financeiro. Garantir a precisão, abrangência e adequação dos relatórios financeiros da empresa. Orientar e direcionar as metas e objetivos financeiros, incluindo orçamento e o plano financeiro. Garantir que os controles internos estejam em boas condições, colocados em ação e avaliados de tempos em tempos a fim de fazer cumprir a conformidade com as normas contábeis e financeiras e os regulamentos em vigor. Garantir a gestão da equipe de finanças, contábil, fiscal, administrativo.
Reporte para o CEO.
**Conhecimentos específicos e requisitos necessários**:
- Experiência em cargos de liderança financeira, como bussiness partners;
- Experiência em Gestão de Finanças (Contas a Pagar / Contas a Receber)
- Profundo conhecimento dos princípios contábeis (GAAP, IFRS);
- Capacidade de lidar com informações financeiras complexas e riscos financeiros;
- Fortemente orientado para resultados;
- Experiência em gestão de equipe;
- Profundo conhecimento em contabilidade financeira e gerencial;
- Planejamento, previsão e otimização de orçamento;
- Conhecimento das obrigações acessórias (DCTF, ECD, ECF, SPED);
- Demonstrações Financeiras (Balanço/DRE/Fluxo de Caixa);
- Conhecimento de Fusão e Aquisição;
- Profundo conhecimento dos princípios contábeis (GAAP, IFRS), práticas, normas, leis e regulamentos;
- Conhecimento especializado em análise de dados e métodos de previsão
- Gestão de Pessoas
- Desejável experiência em multinacionais e reports com análise de dados
- Inglês Avançado / Fluente (habilidade para participar de reuniões sem tradutor)
- Regime de trabalho Híbrido Flexível (mínimo 3 dias presencial)
**Responsabilidades Principais**:
- Fazer a gestão minuciosa dos resultados, variações, previsões dando visibilidade à gestão sobre os riscos e oportunidades do negócio;
- Gerenciar as implementações das melhores práticas e melhoria contínua de processos e controles internos multifuncionais, garantindo a eficiência dos resultados;
- Responsável pela gestão todas as tarefas de contabilidade e relatórios (atividades de final de mês, previsões e orçamento, auditoria);
- Garantir o cumprimento integral das obrigações estatutárias locais, garantindo a conformidade;
- Acompanhar de perto as mudanças na legislação tributária e propor planejamentos de otimização;
- Gerenciar uma equipe de profissionais técnicos e em desenvolvimento (contábil/fiscal, faturamento e financeiro), a fim de garantir a evolução dos profissionais e eficiência dos processos.
- Participar ativamente no desenvolvimento do Plano Estratégico, bem como coordenar o Plano Financeiro e o orçamento, assegurando a coerência com a estratégia;
- Participar ativamente como parte orientadora em todas as decisões importantes relativas à empresa, notadamente por meio de parecer econômico, financeiro. bem como aconselhar sobre atividades de investimento e fornecer estratégias para o sucesso da empresa;
- Atuar colaborativamente junto aos departamentos operacionais no desenvolvimento de oportunidades de negócio existentes e novas, e na melhoria do seu desempenho;
- Pensar estrategicamente em otimizar as ferramentas, processos e organização do departamento financeiro para acompanhar a transformação e a digitalização da empresa e melhorar constantemente o insight e o nível de serviço ao negócio.
- Entregar análises mensais, KPI's e relatórios aos Líderes Sêniores para que eles entendam os resultados da empresa e o desempenho dos negócios.
- Assegurar a integridade total da informação financeira respeitando as regras contabilísticas locais e do Grupo e garantindo a qualidade e respeitando os prazos de reporte do Grupo;
- Gerenciar o relacionamento com os auditores e instituições financeiras;
- Gerenciar os resultados anuais da empresa por meio de uma gestão cuidadosa de previsões, forte controle de custos e desafio adequado na definição de metas, para garantir que os objetivos orçamentários sejam garantidos.
- Impulsionar planos de crescimento de médio e longo prazo e adquirir os recursos necessários para fazê-los acontecer.
- Orientar e implementar métodos de melhores práticas para aumentar a receita e reduzir custos.
- Gerenciar toda a rotina financeira, administrativa, contábil e fiscal da empresa, através de reuniões periódicas com as áreas, para assegurar a correta aplicação da legislação, de compliance e diretrizes do Grupo nas informações produzidas na empresa.
- Gerenciar e implantar melhorias de processo nos sistemas integrados a contabilidade e sistemas de controles de patrimônio, estoques, contas a pagar, contas a receber, tesouraria, fiscal e custos buscando eficiência operacional.