**Missão**
Promover a otimização e o gerenciamento do desempenho financeiro da
organização, minimizando riscos, maximizando oportunidades, garantindo a legalidade, a
transparência e o crescimento sustentável do CIEDS.
**Principais Responsabilidades**
- Gerenciar integralmente as atividades financeiras e de prestação de contas e as
equipes financeira e de prestação de contas, demonstrando habilidades sólidas de
gerenciamento e liderança.
- Atuar proativamente no gerenciamento financeiro da organização, mantendo
instrumentais de controle atualizados e processos estabelecidos em consonância com
as melhores práticas de mercado e as regulamentações financeiras, contábeis e fiscais.
- Preparar e aprovar relatórios financeiros, prestações de contas e documentos
acessórios, subsidiando decisões da Diretoria na gestão financeira, propondo
estratégias, ajustes e controles internos.
- Monitorar, gerir e acompanhar os resultados operacionais, reportando por meio de
relatórios gerenciais periódicos os resultados obtidos, demonstrando a eficácia da
aplicação de recursos, a sustentabilidade do CIEDS, alertando para desvios ou riscos
não previstos e propondo melhorias.
- Implantar e gerenciar o sistema financeiro da organização.
- Acompanhar e gerenciar o relacionamento com a assessoria contábil e com os bancos.
- Desenvolver e implementar estratégias financeiras alinhadas aos objetivos da
organização.
- Realizar o planejamento e desenvolvimento de planos econômico-financeiros de curto,
médio e longo prazos elaborados a partir dos dados de resultados financeiros, das
informações contábeis sobre a evolução do orçamento anual de operação e de
investimentos em projetos, programas e iniciativas internas.
- Estabelecer metas financeiras, análises de cenários, projeções, desenvolvendo
estratégias para o alcance das metas estabelecidas.
- Colaborar efetivamente com outros departamentos e promover uma cultura de trabalho em equipe.
**Conhecimentos Específicos**
- Rotinas financeiras de gestão de organizações da sociedade civil.
- Conceitos de contabilidade, gestão financeira e prestação de contas.Infraestrutura de tecnologia e gestão de processos de segurança da informação.
- Elaboração e análise de planilhas financeiras.
- Familiaridade com regulamentações e obrigações fiscais aplicáveis a ONGs.
- Experiência com elaboração e gerenciamento de orçamentos, garantindo a conformidade e o controle financeiro adequado.
- Experiência em elaboração de relatórios financeiros precisos e análise de dados para fornecer informações estratégicas à Direção;
- Conhecimento avançado em software financeiro e planilhas eletrônicas;
- Conhecimentos avançados de inglês na linguagem oral e escrita.
**Diferencial**
- Experiência relevante em cargos de gerência financeira, preferencialmente em Organizações da Sociedade Civil;
- Conhecimento aprofundado de princípios contábeis, procedimentos de gestão e controle financeiro e de prestação de contas.