A Policlínica caracteriza-se pelo atendimento Ambulatorial e de Hospital-Dia, oferecendo consultas médicas nas Especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Dermatologia, Ginecologia, Nefrologia, Gastroenterologia, Angiologia e Equipe Multiprofissional: Enfermagem, Psicologia, Estomaterapia, Fisioterapia, Fonaudiologia, Nutrição, Acupuntura e Farmácia clínica.
Também oferece exames de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e conta com um Serviço de Assistência Especializada para acompanhamento de pacientes e ações voltadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais com atendimento de Infectologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Enfermagem, além da dispensação de medicamentos antirretrovirais.
Conta também com um Centro Especializado de Reabilitação Tipo II/Serviço de Órtese e Prótese (Atendimento em Ortopedia, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia).
Os pacientes acessam os Serviços através de referenciamento da Unidade Básica de Saúde, normalmente através da Regulação do Município e esses equipamentos estão articulados com os demais Serviços da Rede de Atenção à Saúde, contribuindo para a qualificação do acesso dos usuários.
**Responsabilidades e atribuições**
Realizar a gestão de projetos socioambientais em Unidades de Saúde e nos territórios de abrangência e influência das unidades, por meio do diagnóstico socioambiental local, analisando potencialidades e vulnerabilidades, e da definição de prioridades para a construção de projetos de relevância socioambiental, que estabeleçam interface com a promoção de saúde e de ambientes verdes e saudáveis.
Atender as diretrizes preconizadas pelo Programa Saúde Ambiental SPDM com interface da municipalidade, visando contribuir com o atendimento e cumprimento dos objetivos e metas propostas.
**Requisitos e qualificações**
Ensino Superior Completo na Área Ambiental.
Especialização;
Pós-Graduação na Área Ambiental;
**Cursos**:nas áreas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Mobilização Social e Comunitária, Captação de Recursos, Terceiro Setor, Gestão de Projetos Socioambientais ou áreas correlatas.
A **SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina** é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos.
57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional.
Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, **Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)** e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão.
Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos, psicólogos, tecnólogos, assistentes sociais e dentistas, entre outros.
**O Programa de Atenção Integral à Saúde** iniciou suas atividades no ano de 2001 no município de São Paulo, se estendendo para outros municípios e estados.
Desde o início de suas atividades, o **PAIS** busca, em parceria com a gestão pública, o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde ofertados aos usuários do SUS.
O Programa tem como objetivo garantir mudanças nos indicadores e na qualidade de vida da população, pautado, entre outros, pelos princípios da integralidade e da equidade, com uma visão estratégica da gestão dos serviços de saúde, definida em um processo de aprimoramento