**Sobre o Reclame AQUI**
O Reclame AQUI é a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina! Durante 20 anos de história, temos ajudado a tornar mais simples, fácil e transparente esse relacionamento.
Todos os dias, recebemos a visita de milhões de consumidores que pesquisam a reputação e o atendimento das marcas e as experiências de outros consumidores.
VemSerRA #QueroCrescerComRA #oRAéMeuLugar
**Trabalhamos com pessoas que**:
- Querem mudar o mundo e gostam de ajudar as pessoas;
- Pensam diferente, mas respeitam as diferenças;
- Sejam criativas para solucionar e superar os desafios do dia a dia;
- Não têm medo de mudanças;
- Sabem o seu valor e são gratas;
- Acreditam que através da confiança, reputação e transparência é possível melhorar as relações de consumo.
Aqui nossos colaboradores são **protagonistas** e têm a liberdade de **criar**, **transformar**, **compartilhar**, **aprender** e é isso que nos faz SER FODA! Por isso, todo mundo que entra para nosso time, se torna um **Trustmaker**!
Como diz nosso primeiro mandamento, _"As empresas são feitas por pessoas"_, e aqui no RA a gente tem o compromisso de **respeitar a pluralidade** da nossa gente e tornar a nossa empresa cada vez mais **representativa**. Sendo assim, buscamos contratar pessoas independente de gênero, raça, idade, orientação sexual ou deficiência. #EuSouRA #RASouEu
**Responsabilidades e atribuições**
Estamos buscando um(a) **Head de Product Marketing** experiente para construir e liderar uma função de marketing de produto de alto desempenho que apoie efetivamente as vendas, impulsione a aquisição e expansão de clientes, e permita que a empresa atinja suas metas de receita. Este papel exigirá uma forte liderança estratégica, foco em resultados e habilidade de orquestrar várias iniciativas críticas em um ambiente dinâmico.
**Responsabilidades**:
**Desenvolver uma função estratégica de marketing de produto**:
- Definir funções e responsabilidades claras para a equipe de marketing de produto para garantir o alinhamento com as metas de marketing e vendas.
- Criar uma estratégia abrangente de marketing de produto que inclua identificação de públicos-alvo, propostas de valor, posicionamento e estratégias de entrada no mercado.
- Integrar o marketing de produto com a estratégia geral de marketing, garantindo uma mensagem de marca coesa em todos os canais.
**Implementar uma abordagem orientada pelo JTBD (Jobs To Be Done)**:
- Realizar entrevistas com clientes e prospects para entender suas motivações e razões para escolher ou não os produtos da empresa.
- Desenvolver personas detalhadas de compradores B2B e B2C, mapeando as jornadas de consumo com base na metodologia de Inovação Orientada a Resultados (ODI).
- Usar dados internos e ferramentas de IA para entender os comportamentos e pontos críticos na jornada do cliente e para otimizar estratégias de marketing e vendas.
**Conduzir análises competitivas e de mercado**:
- Desenvolver uma abordagem baseada em dados para mapear e comparar a concorrência, analisando preços, estratégias de marketing e feedbacks dos clientes.
- Monitorar tendências de mercado e tecnologias emergentes para identificar novas oportunidades e possíveis ameaças.
**Capacitar a equipe de vendas**:
- Criar materiais de marketing de produto de alta qualidade, incluindo estudos de caso, apresentações, FAQs e battlecards para auxiliar a equipe de vendas.
- Trabalhar em estreita colaboração com a equipe de vendas para otimizar processos e desenvolver programas de treinamento eficazes que cubram conhecimentos de produto e técnicas de vendas.
- Garantir que todos os materiais de capacitação de vendas estejam facilmente acessíveis através do CRM (Salesforce).
**Fomentar a colaboração entre marketing de produtos e vendas**:
- Estabelecer ciclos de feedback e colaboração entre marketing de produto e vendas, assegurando o alinhamento de mensagens e estratégias de vendas.
- Planejar e executar campanhas de marketing e vendas de maneira conjunta para maximizar o impacto e os resultados.
**Otimização e métricas de sucesso**:
- Melhorar as métricas de vendas (taxas de conversão, fechamento e tamanho médio de negócio).
- Aumentar o conhecimento de produto entre os vendedores por meio de avaliações e treinamentos.
- Elevar a satisfação do cliente com o processo de vendas.
**Requisitos e qualificações**
**Requisitos**:
- Bacharelado em Marketing, Administração ou áreas correlatas.
- Experiência mínima de 8 anos em marketing de produto, com foco em liderança estratégica.
- Experiência com metodologias orientadas por dados, como JTBD (Jobs to Be Done) e Inovação Orientada a Resultados (ODI).
- Habilidade comprovada em liderar iniciativas de capacitação de vendas e integração de equipes de marketing e vendas.
- Experiência com análise competitiva e de mercado, usando dad