Título do projeto: Da madeira ao grafeno: pisos compósitos para andaimes Eixo Tecnológico / Tecnologias habiitadoras: Nanotecnologia Setor Predominante do Projeto: Construção Civil Objetivo Geral: O objetivo geral do projeto é aplicar a nanotecnologia para desenvolver material compósito inovador pela mistura de grafeno/óxido de grafeno com resina de fibra de vidro para substituir os pranchões de madeira de lei utilizados atualmente nos andaimes industriais/comerciais e para elevar a segurança do trabalho nas alturas.
O avanço tecnológico na concepção de nanomateriais inovadores pode encontrar no grafeno um forte aliado capaz de revolucionar a produção de pranchões para andaimes.
O uso do nanocompósito grafeno/óxido de grafeno/fibra de vidro reflete o compromisso com a sustentabilidade, pois reduz o impacto ambiental causado pelo desmatamento, e com a segurança do trabalho, oferecendo materiais mais leves, resistentes, duráveis, seguros e fáceis de serem manuseados.
Os pranchões para andaimes fabricados à base de grafeno representam uma solução de vanguarda para as indústrias estadual e nacional, combinando a robustez da fibra de vidro com as propriedades únicas do grafeno, como sua extraordinária resistência.
O desenvolvimento dessa nanotecnologia no Espírito Santo colocará o estado na vanguarda da construção sustentável, promovendo a geração de emprego e renda, a abertura de novos mercados e o fomento de desenvolvimento de recursos humanos com competências técnicas relacionadas com a fabricação de pranchões à base de grafeno.
Metodologia: Esta proposta será conduzida em 4 etapas: - Na 1ª etapa será produzido o grafeno/óxido de grafeno (graphene oxide - GO) pelo método de Hummers que consiste na oxidação do grafite (matéria-prima) utilizando ácido sulfúrico, permanganato de potássio, nitrato de sódio, peróxido de hidrogênio e água em quantidades conhecidas.
O GO produzido será lavado com água e analisado por difração de raios-X para verificar a estrutura cristalina.
- Na 2ª etapa o grafeno será misturado com a resina de fibra de vidro em quantidades (proporções) otimizadas no sistema de pultrusão para fabricação dos pranchões com qualidade segundo a norma técnica ABNT NBR15708-1.
-Na 3ª etapa serão produzidos outros tipos de perfis compósitos à base de grafeno além do pranchão.
-Na 4ª etapa será desenvolvido um plano de negócios de comercialização dos pranchões e dos demais perfis compósitos à base de grafeno para atender às demandas regionais, nacionais e internacionais.
Vale ressaltar, que todas as etapas previstas nesta proposta serão executadas nas instalações da empresa APOIO ENGENHARIA Ltda.
Perfil: Mestrado na Área de Engenharia.
Experiência na área de Engenharia de Produção e Compósitos.
Valor da Bosa: R$ 4.000,00 (quarto mil reais) Carga Horária: 40h semanais Atenciosamente, Time de Recrutamento da IEL Local de trabalho: Serra, ES Regime de contratação de tipo: Trainee Jornada: Período Integral Área e especialização profissional: Engenharia - Engenharia Industrial, Produção Nível hierárquico: Trainee VALORIZADO Tempo de experiência: Entre 1 e 3 anos