Executar trabalhos especializados de manutenção mecânica, efetuando todos os tipos de manutenção (corretiva e preventiva) em todas as máquinas e equipamentos da empresa, utilizando diversos instrumentos e ferramentas, como jogos de chaves em geral, martelos comuns e especiais, alicates (de pressão e universal), trenas, limas, arcos de serra, furadeiras pneumáticas, instrumentos de medição, EPIs e etc.
- Cumprir procedimentos e padrões operacionais descritos para sua área de trabalho, atuando conforme as anotações existentes, comunicando seu superior sobre quaisquer anormalidades detectadas, praticando técnicas de 5S e outros conceitos gerais de qualidade.
- Pesquisar, inicialmente, defeitos em máquinas e ferramentas pneumáticas, hidráulicas, mecânicas, automáticas e semiautomáticas, aplicando testes preliminares, desmontando e montando componentes, substituindo peças defeituosas, fazendo ajustes e regulagens convenientes, para garantir o bom funcionamento das máquinas e a consequente obtenção da programação de produção.
- Ajustar, regular e calibrar fricções, máquinas operatrizes excêntricas e hidráulicas, engrenagens e cabeçotes, além de confeccionar novas peças de média complexidade.
- Verificar os resultados do trabalho executado, testando os componentes que sofreram manutenções, a fim de certificar-se do correto funcionamento das máquinas e equipamentos consertados, dentro das condições e qualidade exigidas.
- Efetuar leituras e interpretações em desenhos, especificações e catálogo técnicos; efetuar também todos os consertos e serviços de manutenção em equipamentos e dispositivos pneumáticos; atuar nos controles de manutenção preventiva realizados pela sua seção, fornecendo diversas informações para cadastros próprios.
Técnico de 2º Grau em Mecânica, Mecatrônica, ou outros compatíveis com a área.