Descrição: Desejável que o candidato possua 2 anos de experiência na área de atuação, através de residência, programa de aprimoramento ou pós graduação.
O médico veterinário que atua na UTI precisa estar devidamente preparado e ter conhecimento amplo sobre diversos aspectos, uma vez que cuida de pacientes graves que podem evoluir ao óbito a qualquer momento.
Esse profissional recebe treinamentos teóricos-práticos para se capacitar ao atendimento do paciente grave em abordagem emergencial e a beira leito.
É necessário que o médico veterinário intensivista tenha conhecimento em clínica geral, abordagem emergencial do paciente grave, além do conhecimento em ventilação mecânica, análise ultrassonográfica (T-FAST, A-FAST e ecocardiografia à beira leito), cálculos de infusões contínuas, protocolos de sedoanalgesia, hemogasometria e, principalmente, entender conceitos básicos e avançados de hemodinâmica (macro-hemodinâmica e micro-hemodinâmica).
O serviço de Cuidados Intensivos compreende a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com as seguintes atribuições:
Prestar assistência ao paciente crítico de forma integral, considerando suas necessidades respeitando os valores, princípios e objetivos institucionais;
Criar um ambiente terapêutico a fim de proporcionar a reabilitação e o bem-estar do paciente.
Admitir e classificar pacientes em situação de urgência e emergência conforme normas internas estabelecidas para assistência clínica e cirúrgica, respeitando os valores, princípios e os objetivos institucionais;
Fornecer atendimento rápido e de alta qualidade na admissão do paciente;
Garantir organização e limpeza da internação e UTI.
Caso a área de especialização seja anestesiologia, o hospital também fornece treinamentos e concede a oportunidade do profissional participar da equipe anestésica.
#J-18808-Ljbffr