Realizar exames médicos de Saúde Ocupacional, de acordo com os itens do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO, atentandose para a validade dos documentos envolvidos.
Realizar os procedimentos de readaptação funcional, orientando os responsáveis sobre a possível necessidade de mudança de atividade ou área do colaborador, visando atender aos requisitos legais.
Realizar o acompanhamento e controle de exames admissionais, demissionais, complementares, periódicos, de retorno ao trabalho e demais informações relativas à gestão da saúde de pessoal, bem como do controle de Atestados de Saúde Ocupacional ASO's.
Elaborar e acompanhar o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO), liderando os estudos para antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais ou de danos à saúde do colaborador, bem como garantindo a realização dos Planos de Ação pertinentes.
Atuar na coleta de dados estatísticos sobre a saúde dos colaboradores, investigando possíveis relações das doenças que os colaboradores desenvolvem com as atividades que eles realizam.
Controlar o estoque de suprimentos médicos e atuar nos atendimentos ambulatoriais e primeiros socorros visando remediar possíveis ocorrências emergenciais.
Promover e participar de ações e programas educativos que favoreçam um ambiente saudável de trabalho, tais como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho SIPAT, Programa de Ergonomia dentre outros.
Participar da elaboração de parecer técnico, juntamente com outros profissionais, analisando riscos, condições de trabalho, fatores de insalubridade, de fadiga e outros.
Acompanhar a Legislação vigente referente a Saúde do Trabalho e garantir o seu cumprimento, realizando auditorias e elaborando Planos de Ação para correção das não conformidades observadas.
Planejar, preparar e executar programas de treinamento e promover campanhas de Saúde Ocupacional, incluindo programas de conscientização e a divulgação de normas de segurança.
Realizar a análise de indicadores de saúde ocupacional, verificando tendências e riscos e propondo medidas de melhoria para subsidiar ações corporativas que visam a promoção da saúde dos colaboradores e terceiros.
Difundir conhecimentos da área médica, em alinhamento com as diretrizes corporativas, por meio de palestras, treinamentos e diálogos diários de segurança (DDS).
Desenvolver outras atividades inerentes ao cargo ou a critério de seu superior imediato, desde que habilitado e estejam de acordo com o seu conhecimento e experiência.
Manterse atualizado quanto aos avanços tecnológicos do seu setor de atuação, visando o aprimoramento profissional, ampliação de conhecimentos e contribuindo para a melhoria contínua dos resultados da empresa.
Garantir o cumprimento dos princípios e valores do código de conduta da Cimento Nacional.
Pré-requisitos: Escolaridade: PósGraduação em Medicina do Trabalho com Registro no CRM Graduação Medicina Conhecimento: Atendimento de Emergências Primeiros Socorros Pacote Office intermediário Formação acadêmica: Superior / Medicina / Completo Pós-graduação / Completo