Expertise France is the public agency for designing and implementing international technical cooperation projects.
The agency operates around four key priorities : - democratic, economic, and financial governance ; - peace, stability, and security ; - climate, agriculture, and sustainable development ; - health and human development ; In these areas, Expertise France conducts capacity-building initiatives and manages project implementation, leveraging technical expertise and acting as a project coordinator.
This involves combining public sector expertise with private sector skills to drive impactful results.
A Expertise France está recrutando um/a oficial de comunicaçoes baseado em Belem (Brasil) para um trabalho de 4 anos como parte do projeto "Amabio".
Trabalhando em estreita colaboração com o Gerente de projeto e o/s Gerentes de componentes, o oficial de comunicaçao trabalhará em tempo integral no projeto.
A duração provisória da missão é de 12 meses, renovável em função das performances durante a duração do projeto (48 meses).
O/a oficial de comunicaçoes será responsável pela divulgação e promoção do programa.
Ele/ela também será responsável pela distribuição da documentação e de todos os outros materiais produzidos como parte do programa.
Para garantir a implementação bem-sucedida do projeto "Amabio", ele/ela será a cargo das seguintes tarefas em particular: 1.
Plano de comunicaçao do projeto - Elaborar, gerir e atualizar a estratégia e o plano de comunicação anual do projeto com participaçao dos principais parceiros; - Identificar as oportunidades de comunicação relacionadas com as actividades do projeto no Brasil e nos países da região: elaborar e partilhar um calendário de notícias do projeto (assinaturas, lançamentos, eventos, missões e actividades emblemáticas, entrega de resultados-chave, encerramento e capitalização) / oportunidades de comunicação não relacionadas com o projeto (calendário internacional e nacional, dias mundiais, eleições, etc.).
- Elaborar, acompanhar e apresentar relatórios sobre o orçamento das actividades de comunicação; - Gerir as relações com os prestadores de serviços de comunicação (contratos-quadro, prestadores de serviços pontuais (incluindo fotógrafos e jornalistas), etc.).
2.
Comunicaçao e valorizaçao das actividades e parceiros do projeto - Trabalhar com os departamentos de comunicação da AFD e os parceiros para desenvolver uma estratégia de comunicação e implementá-la localmente; - Desenvolver (sozinho ou em colaboração) conteúdos de qualidade para suportes de comunicação, tais como artigos, comunicados de imprensa, estudos de caso, testemunhos de empresas, vídeos, infografias, etc.
- Desenvolver materiais de comunicação de acordo com as necessidades e os diferentes formatos de eventos (folhetos, brochuras, kakemonos, etc.).
- Estabelecer e manter relações com os meios de comunicação social locais e internacionais e divulgar informações relevantes sobre o projeto.
Elaborar os comunicados de imprensa e as análises necessárias ao projeto.
- Identificar os prestadores de serviços de comunicação (agências de comunicação, peritos a curto prazo) e assegurar o acompanhamento e a qualidade dos meios de comunicação, conforme necessário.
- Avaliar o impacto das iniciativas de comunicação e promoção, medindo a visibilidade, a sensibilização e o empenhamento gerados, - Propor, definir e coordenar as possíveis formas de intervenção da Expertise France e do projeto na próxima COP de Belém ou outros eventos tematicos e regionais pertinentes.
3.
Atividades especificas -Definir de uma campanha de comunicação para promover a criaçao de um centro de inovaçao em nível nacional e internacional.
- Gerir a preparação dos eventos (gestão da agenda, identificação do público-alvo, conselhos sobre o formato, a técnica, os prestadores de serviços, o orçamento, etc.)
em colaboração com os Gerentes de componentes e os parceiros -Coordenar a comunicação interna e externa relativa aos eventos (convites, lembretes, gestão de inscrições, sítio Web, intranet, redes sociais, reprodução de vídeos, avaliação, cobertura de imprensa) antes, durante e após o evento.
-Criar e manter uma base de dados de públicos potenciais para diferentes tipos de eventos, a fim de garantir uma participação adequada.
-Disenhar e publicar campanhas de comunicação para apoiar a divulgação da(s) chamada(s) para manifestações de interesse, convocação de eventos, iniciativas de financiamentos, competiçoes de inovaçao para o publico-alvo, -Propor soluçoes pertinentes para criar uma mídia de comunicação para divulgar iniciativas emblemáticas para proteger a biodiversidade para os produtores rurais e comunicadades amazónicas, -Desenvolver material multimídia interativo para complementar os programas de treinamento (apresentações visuais, vídeos informativos, infográficos e outras mídias digitais) -Dar cobertura regular, utilizando os recursos adequados, a seminários, visitas de peritos e outras actividades de promoção de parceiros e beneficiários.
-Divulgar estes materiais e conteúdos de comunicação às partes interessadas, parceiros e públicos-alvo do projeto, através dos vários meios de comunicação relevantes.
O projeto Amabio, financiado pela Agence Française de Développement (AFD), visa apoiar o desenvolvimento da bioeconomia e de práticas inovadoras de financiamento sustentável nos países da bacia amazônica, inicialmente no Brasil, mas também na Colômbia, Bolívia, Equador e Peru em uma segunda fase.
Ao apoiar linhas de crédito concedidas pela AFD a bancos públicos no Brasil e em outros países da região, o projeto alavancará esse financiamento por meio de um programa de cooperação técnica que visa promover alternativas econômicas sustentáveis para os habitantes da Amazônia.
Esse programa tem três componentes: Componente 1: Criação de um centro de inovação, investimento e compartilhamento de tecnologia para a bioeconomia amazônica.
Componente 2: Apoio a bancos públicos parceiros para financiar a bioeconomia e a preservação do patrimônio natural na Amazônia.
Componente 3: Desenvolvimento de iniciativas inovadoras para combater o desmatamento e restaurar o patrimônio natural em biomas vulneráveis.
Experiência Profissional : Pelo menos 5 anos de experiência em comunicaçao e visibilidade de projetos de cooperação o projetos de assistência técnica internacional; Experiência comprovada (pelo menos 2 anos) em posição semelhante em América Latina, preferencialmente no Brasil; Experiência de trabalho com projetos e doadores internacionais e bom conhecimento das regras e processos de comunicaçao num contexto de cooperaçao internacional; Bom conhecimento dos atores redes, plataformas e meios de comunicação relacionadas com o desenvolvimento económico, o desenvolvimento sustentável e o sector da bioeconomia seria um diferencial; Experiência em contratos e compras de serviços de comunicaçao no Brasil seria um diferencial; Experiência na criação de conteúdos, incluindo redação, edição e produção de documentos de comunicação, tais como relatórios, brochuras, infografias e vídeos; Experiência de trabalho em equipe e com especialistas internacionais Qualificações e Habilidades: · Diploma universitário, em comunicação, relações públicas, jornalismo, marketing ou num domínio relacionado; Fortes competências interpessoais e capacidade para construir e manter relações com uma variedade de partes interessadas; Excelente domínio de computadores e software de escritório (Word, Excel, PowerPoint, etc.)
e software de comunicação (plataformas de redes sociais, sistemas de gestão de conteúdos, software de design); Excelentes habilidades de comunicação: senso de diplomacia e comunicação com parceiros privados e públicos, locais e internacionais; Reatividade e flexibilidade; O domínio da língua francesa ou inglesa é uma mais valia.
Mais Informações Documentos a serem fornecidos: As solicitações devem incluir os seguintes documentos e informações: CV com referências; Carta de apresentação, Exemplos de : design gráfico e conteúdo escrito realizado pelo/a candidato/a.
Os candidatos interessados nesta oportunidade devem enviar sua candidatura o mais rápido possível.
A Expertise France se reserva o direito de fazer uma pré-seleção antes dessa data.
O processo de seleção será realizado em duas etapas: Inicialmente, uma lista restrita será elaborada livremente pela Expertise France; Os candidatos selecionados poderão então ser convidados para uma entrevista entre o 2 e 3 de janeiro.
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