Formação Acadêmica: - Graduação completa em Psicologia (desde que acompanhada de complementação pedagógica), Sociologia, Filosofia ou áreas relacionadas à educação.
- Pós-Graduação completa em Orientação Educacional, Educação Socioemocional, Psicopedagogia, Neuroeducação ou Desenvolvimento Humano.
- Desejável certificação nas ferramentas Google for Education.
Experiências e Conhecimentos Essenciais: - Atuação comprovada como Orientador(a) Educacional do Ensino Médio.
- Histórico comprovado como docente do Ensino Médio em instituições de referência na educação básica.
- Amplo conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicabilidade no contexto educacional.
- Conhecimento abrangente em educação socioemocional, desenvolvimento humano, metodologias de ensino-aprendizagem, legislação educacional e práticas de educação inclusiva.
- Habilidade em lidar com demandas complexas e variadas do ambiente escolar.
- Familiaridade com as normativas da educação básica em vigor, incluindo diretrizes de educação inclusiva e regulamentos educacionais.
- Conhecimento na elaboração de planos de aula diferenciados e condução de projetos de educação inclusiva, visando atender às necessidades individuais dos alunos e garantir a equidade no processo educativo.
- Proficiência em técnicas de mediação de conflitos, orientação profissional e desenvolvimento de projetos educacionais.
- Competências em gestão de pessoas, demonstrando habilidades de liderança, resolução de conflitos e capacidade de formar e liderar equipes.
- Familiaridade em ambientes de ensino híbrido, incluindo o manejo de plataformas e ferramentas digitais educacionais para registro e análise de dados.
- Domínio em ferramentas tecnológicas educacionais, evidenciando a habilidade de integrá-las efetivamente ao processo de ensino-aprendizagem.
Competências Comportamentais: - Habilidades de comunicação verbal e escrita, com capacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais positivos com alunos, famílias e equipe escolar.
- Empatia, sensibilidade e respeito pela diversidade, demonstrando compreensão das diferentes realidades e necessidades de jovens nessa faixa etária.
- Proatividade e capacidade de iniciativa para identificar desafios e propor soluções criativas e eficazes.
- Capacidade de trabalho em equipe, colaboração e flexibilidade para se adaptar a diferentes contextos e demandas escolares.
- Ética profissional, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento integral dos alunos e com os valores da instituição.
Trabalho desenvolvido junto à equipe escolar: Manter presença participativa em reuniões de unidade, pedagógica/educacional, com as famílias e alunos.
Contribuir com a transição entre os segmentos e ciclos, propondo reuniões para análise e troca de informações sobre os grupos.
Manter reuniões semanais com as coordenações de segmento (curricular e DI) com horários previamente agendados.
Acompanhar o curso de Personal Development Project, participando de aulas, elaborando planejamentos, implementando-os e supervisionando os respectivos educadores, além de avaliá-los. Participar de aulas para observação do grupo de alunos, de um aluno, em especial ou para acompanhamento do curso.
Na ausência de professores, assumir a sala de aula e trabalhar questões coletivas.
Conduzir assembléias, com datas e pautas previamente organizadas.
Orientar educadores (sejam eles professores, inspetores, estagiários, monitores e demais funcionários que atuem diretamente com os estudantes) a respeito de particularidades de estudantes/grupos, buscando soluções para impasses de convivência ou sugestões de atividades.
Supervisionar a prática docente de acordo com o desempenho dos professores no que se refere às relações interpessoais com os alunos.
Monitorar, em parceria com os educadores e coordenadores pedagógicos, as atitudes e desempenho dos alunos de forma a identificar aqueles que necessitam de acompanhamento mais próximo.
Construir intervenções/projetos para estudantes que necessitem de suporte adicional e adaptações no ambiente escolar para garantir sua plena participação e aprendizado.
Participar dos eventos da escola, colaborando com ideias e sugestões.
Responsabilizar-se pelos registros de reuniões e atualização dos documentos referentes aos estudantes dos segmentos.
Ler e analisar relatórios e boletins.
Organizar e ministrar oficinas e palestras de acordo com a necessidade de cada segmento e unidade. Trabalho desenvolvido junto aos estudantes Estabelecer um vínculo de confiança com os estudantes, aproximando-se de todos indistintamente.
Promover atividades, individuais e coletivas, estimulando o autoconhecimento, a construção da identidade e o sentido de convivência.
Estimular o reconhecimento e a importância da coletividade.
Acompanhar e mediar as relações interpessoais, favorecendo a convivência, o respeito e o diálogo.
Orientar, com objetividade e sequenciamento, os alunos que estejam apresentando dificuldades escolares, sejam elas pedagógicas, emocionais ou sociais, possibilitando a superação de desafios.
Incentivar que os estudantes reconheçam e procurem o auxílio dos agentes institucionais para solucionar problemas.
Encaminhar e advertir alunos para o cumprimento das normas internas.
Planejar intervenções e promover debates para solucionar impasses, contando com a participação ativa dos estudantes.
Trabalho desenvolvido junto aos familiares e especialistas externos Receber as famílias para esclarecer dúvidas, transmitir informações atualizadas e envolvê-las no processo educativo.
Promover a reflexão sobre aspectos importantes do desenvolvimento como a sociabilidade, a postura de estudante e o desempenho escolar, construindo diretrizes comuns a serem adotadas por todos os agentes institicionais, inclusive externos.
Analisar e informar as famílias sobre ocorrências de faltas, advertências, suspensões, atrasos, comunicados, entre outros. Desenvolver trabalhos de integração em nossa comunidade, aproximando as famílias da escola.
Realizar encaminhamento a outros profissionais externos, quando necessário.
Receber novas famílias e estudantes, conhecendo-as pessoalmente e apresentando a escola.