**Sobre a Oportunidade**:
Estamos em busca de profissionais especializados em orientação educacional no Ensino Médio para integrar a equipe de gestão da Unidade Perdizes Caiubi do Colégio Pentágono. Como Orientador(a) Educacional, você será responsável por oferecer suporte e orientação especializada aos alunos e famílias do Ensino Médio, além de colaborar na formação das equipes pedagógicas que atuam neste ciclo, promovendo o desenvolvimento profissional e o aprimoramento das habilidades relacionadas à educação socioemocional. Este profissional atuará em estreita colaboração com coordenadores pedagógicos, direção de unidade e direção pedagógica da rede, garantindo a excelência no ensino e na aprendizagem voltados para o desenvolvimento socioemocional.
**Sobre o Colégio Pentágono**:
**Cultura e Equipe**:
Nossa cultura organizacional fomenta a troca de ideias e a colaboração entre os membros da equipe, promovendo tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional de cada educador. Valorizamos a criatividade, a inovação e a excelência educacional, características essenciais para a área de orientação educacional. Nossas equipes são formadas por profissionais dedicados ao sucesso acadêmico e pessoal dos alunos, refletindo nosso compromisso contínuo com a qualidade e a evolução no campo educacional.
**Responsabilidades e atribuições** Trabalho desenvolvido junto à equipe escolar**:
- Manter presença participativa em reuniões de unidade, pedagógica/educacional, com as famílias e alunos.
- Contribuir com a transição entre os segmentos e ciclos, propondo reuniões para análise e troca de informações sobre os grupos.
- Manter reuniões semanais com as coordenações de segmento (curricular e DI) com horários previamente agendados.
- Acompanhar o curso de _Personal Development Project_, participando de aulas, elaborando planejamentos, implementando-os e supervisionando os respectivos educadores, além de avaliá-los.
- Participar de aulas para observação do grupo de alunos, de um aluno, em especial ou para acompanhamento do curso.
- Na ausência de professores, assumir a sala de aula e trabalhar questões coletivas.
- Conduzir assembléias, com datas e pautas previamente organizadas.
- Orientar educadores (sejam eles professores, inspetores, estagiários, monitores e demais funcionários que atuem diretamente com os estudantes) a respeito de particularidades de estudantes/grupos, buscando soluções para impasses de convivência ou sugestões de atividades.
- Supervisionar a prática docente de acordo com o desempenho dos professores no que se refere às relações interpessoais com os alunos.
- Monitorar, em parceria com os educadores e coordenadores pedagógicos, as atitudes e desempenho dos alunos de forma a identificar aqueles que necessitam de acompanhamento mais próximo.
- Construir intervenções/projetos para estudantes que necessitem de suporte adicional e adaptações no ambiente escolar para garantir sua plena participação e aprendizado.
- Participar dos eventos da escola, colaborando com ideias e sugestões.
- Responsabilizar-se pelos registros de reuniões e atualização dos documentos referentes aos estudantes dos segmentos.
- Ler e analisar relatórios e boletins.
- Organizar e ministrar oficinas e palestras de acordo com a necessidade de cada segmento e unidade.
**Trabalho desenvolvido junto aos estudantes**
- Estabelecer um vínculo de confiança com os estudantes, aproximando-se de todos indistintamente.
- Promover atividades, individuais e coletivas, estimulando o autoconhecimento, a construção da identidade e o sentido de convivência.
- Estimular o reconhecimento e a importância da coletividade.
- Acompanhar e mediar as relações interpessoais, favorecendo a convivência, o respeito e o diálogo.
- Orientar, com objetividade e sequenciamento, os alunos que estejam apresentando dificuldades escolares, sejam elas pedagógicas, emocionais ou sociais, possibilitando a superação de desafios.
- Incentivar que os estudantes reconheçam e procurem o auxílio dos agentes institucionais para solucionar problemas.
- Encaminhar e advertir alunos para o cumprimento das normas internas.
- Planejar intervenções e promover debates para solucionar impasses, contando com a participação ativa dos estudantes.
**Trabalho desenvolvido junto aos familiares e especialistas externos**
- Receber as famílias para esclarecer dúvidas, transmitir informações atualizadas e envolvê-las no processo educativo.
- Promover a reflexão sobre aspectos importantes do desenvolvimento como a sociabilidade, a postura de estudante e o desempenho escolar, construindo diretrizes comuns a serem adotadas por todos os agentes institicionais, inclusive externos.
- Analisar e informar as famílias sobre ocorrências de faltas, advertências, suspensões, atrasos, comunicados, entre outros.
- Desenvolver trabalhos de integração em nossa comunidade, aproximando as famílias da escola.
- Realizar encaminhamento a outros profissionais externos, quando necessário.
- Receber novas famíli