Formação Acadêmica:- Graduação completa em Psicologia (desde que acompanhada de complementação pedagógica), Sociologia, Filosofia ou áreas relacionadas à educação.- Pós-Graduação completa em Orientação Educacional, Educação Socioemocional, Psicopedagogia, Neuroeducação ou Desenvolvimento Humano.- Desejável certificação nas ferramentas Google for Education.Experiências e Conhecimentos Essenciais:- Atuação comprovada como Orientador(a) Educacional do Ensino Médio.- Histórico comprovado como docente do Ensino Médio em instituições de referência na educação básica.- Amplo conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicabilidade no contexto educacional.- Conhecimento abrangente em educação socioemocional, desenvolvimento humano, metodologias de ensino-aprendizagem, legislação educacional e práticas de educação inclusiva.- Habilidade em lidar com demandas complexas e variadas do ambiente escolar.- Familiaridade com as normativas da educação básica em vigor, incluindo diretrizes de educação inclusiva e regulamentos educacionais.- Conhecimento na elaboração de planos de aula diferenciados e condução de projetos de educação inclusiva, visando atender às necessidades individuais dos alunos e garantir a equidade no processo educativo.- Proficiência em técnicas de mediação de conflitos, orientação profissional e desenvolvimento de projetos educacionais.- Competências em gestão de pessoas, demonstrando habilidades de liderança, resolução de conflitos e capacidade de formar e liderar equipes.- Familiaridade em ambientes de ensino híbrido, incluindo o manejo de plataformas e ferramentas digitais educacionais para registro e análise de dados.- Domínio em ferramentas tecnológicas educacionais, evidenciando a habilidade de integrá-las efetivamente ao processo de ensino-aprendizagem.Competências Comportamentais:- Habilidades de comunicação verbal e escrita, com capacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais positivos com alunos, famílias e equipe escolar.- Empatia, sensibilidade e respeito pela diversidade, demonstrando compreensão das diferentes realidades e necessidades de jovens nessa faixa etária.- Proatividade e capacidade de iniciativa para identificar desafios e propor soluções criativas e eficazes.- Capacidade de trabalho em equipe, colaboração e flexibilidade para se adaptar a diferentes contextos e demandas escolares.- Ética profissional, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento integral dos alunos e com os valores da instituição.Trabalho desenvolvido junto à equipe escolar:Manter presença participativa em reuniões de unidade, pedagógica/educacional, com as famílias e alunos.Contribuir com a transição entre os segmentos e ciclos, propondo reuniões para análise e troca de informações sobre os grupos.Manter reuniões semanais com as coordenações de segmento (curricular e DI) com horários previamente agendados.Acompanhar o curso de Personal Development Project, participando de aulas, elaborando planejamentos, implementando-os e supervisionando os respectivos educadores, além de avaliá-los. Participar de aulas para observação do grupo de alunos, de um aluno, em especial ou para acompanhamento do curso.Na ausência de professores, assumir a sala de aula e trabalhar questões coletivas.Conduzir assembléias, com datas e pautas previamente organizadas.Orientar educadores (sejam eles professores, inspetores, estagiários, monitores e demais funcionários que atuem diretamente com os estudantes) a respeito de particularidades de estudantes/grupos, buscando soluções para impasses de convivência ou sugestões de atividades.Supervisionar a prática docente de acordo com o desempenho dos professores no que se refere às relações interpessoais com os alunos.Monitorar, em parceria com os educadores e coordenadores pedagógicos, as atitudes e desempenho dos alunos de forma a identificar aqueles que necessitam de acompanhamento mais próximo.Construir intervenções/projetos para estudantes que necessitem de suporte adicional e adaptações no ambiente escolar para garantir sua plena participação e aprendizado.Participar dos eventos da escola, colaborando com ideias e sugestões.Responsabilizar-se pelos registros de reuniões e atualização dos documentos referentes aos estudantes dos segmentos.Ler e analisar relatórios e boletins.Organizar e ministrar oficinas e palestras de acordo com a necessidade de cada segmento e unidade. Trabalho desenvolvido junto aos estudantes Estabelecer um vínculo de confiança com os estudantes, aproximando-se de todos indistintamente.Promover atividades, individuais e coletivas, estimulando o autoconhecimento, a construção da identidade e o sentido de convivência.Estimular o reconhecimento e a importância da coletividade.Acompanhar e mediar as relações interpessoais, favorecendo a convivência, o respeito e o diálogo.Orientar, com objetividade e sequenciamento, os alunos que estejam apresentando dificuldades escolares, sejam elas pedagógicas, emocionais ou sociais, possibilitando a superação de desafios.Incentivar que os estudantes reconheçam e procurem o auxílio dos agentes institucionais para solucionar problemas.Encaminhar e advertir alunos para o cumprimento das normas internas.Planejar intervenções e promover debates para solucionar impasses, contando com a participação ativa dos estudantes.Trabalho desenvolvido junto aos familiares e especialistas externosReceber as famílias para esclarecer dúvidas, transmitir informações atualizadas e envolvê-las no processo educativo.Promover a reflexão sobre aspectos importantes do desenvolvimento como a sociabilidade, a postura de estudante e o desempenho escolar, construindo diretrizes comuns a serem adotadas por todos os agentes institicionais, inclusive externos.Analisar e informar as famílias sobre ocorrências de faltas, advertências, suspensões, atrasos, comunicados, entre outros. Desenvolver trabalhos de integração em nossa comunidade, aproximando as famílias da escola.Realizar encaminhamento a outros profissionais externos, quando necessário.Receber novas famílias e estudantes, conhecendo-as pessoalmente e apresentando a escola.