Descrição:
O que é necessário para esta posição:
Curso superior em Museologia, Ciências da Informação (Biblioteconomia/Arquivologia), Ciências Sociais, História, Artes ou correlatas.
Caso não tenha graduação em Museologia, é necessário ter mestrado e/ou doutorado na área (Mestrado em Museologia, Memória Social, Biblioteconomia ou áreas correlatas).
Mínimo de 5 anos de experiência em museus, arquivos e/ou centros de documentação e referência, incluindo áreas como gestão de acervos e memória institucional.
Domínio do Pacote Office (Excel, Word, PowerPoint, etc.
)
Experiência prática com ferramentas de gestão de projetos e processos museológicos.
Conhecimento aprofundado das normativas do IBRAM e ICOM, especialmente sobre documentação e preservação de acervos digitais e físicos.
Será um diferencial se você tiver:
Pós-graduação stricto sensu em área correlata.
Conhecimento em ferramentas específicas de gestão de acervos (ex.
: TMS, Axiell, Shiro, Tainacan, etc.
)
Participação em redes ou projetos nacionais e internacionais de museus.
Desejável registro ativo no Conselho Regional de Museologia da 2ª Região (COREM 4R) e quitação da anuidade do ano vigente.
Como será o seu dia a dia:
Desenvolvimento e Atualização de Centro de Documentação:
Supervisionar a gestão do centro de documentação do Museu, assegurando a organização, segurança e acessibilidade dos documentos, incluindo acervos físicos e digitais.
Coordenar e realizar o mapeamento, catalogação e atualização contínua dos itens do acervo, mantendo a documentação de maneira precisa e acessível.
Gerenciar os processos de documentação relacionados ao fluxo do acervo, assegurando que todos os objetos sejam devidamente registrados e armazenados de acordo com as normas museológicas e legais vigentes.
Implementar e manter as melhores práticas de documentação museológica, com ênfase em acervos digitais, garantindo o cumprimento das diretrizes do IBRAM, ICOM e CIDOC.
Supervisionar o desenvolvimento de fichas e modelos de documentação e normativas internas para garantir a padronização e a consistência das informações.
Mapeamento de Processos Museológicos:
Mapear e analisar os processos museológicos do Museu do Amanhã, identificando oportunidades para otimização e melhoria da eficiência operacional.
Desenvolver e atualizar planos, políticas e regimentos museológicos, incluindo planos de gestão, conservação, acesso e utilização do acervo.
Implementar processos de monitoramento contínuo da preservação e conservação do acervo, com a elaboração de relatórios técnicos e diagnósticos.
Identificar e sugerir melhorias nos processos e metodologias de salvaguarda do patrimônio, alinhando-se com as boas práticas internacionais de preservação museológica.
Colaborar com a Gerência Geral de Conteúdo no mapeamento de processos para elaboração colaborativa e atualização do Plano Museológico do Museu do Amanhã.
Gestão de equipe:
Coordenar e supervisionar a equipe de Museologia e Documentação, assegurando que as atividades sejam realizadas de acordo com os objetivos institucionais, bem como delegando tarefas, estabelecendo prioridades, monitorando o progresso das atividades da equipe e garantindo o cumprimento de prazos e qualidade das entregas.
Propor e implementar programas de formação e treinamento contínuo, identificando as necessidades da equipe e promovendo o desenvolvimento profissional.
Facilitar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Gerir as relações com fornecedores contratados, garantindo que os serviços prestados estejam em conformidade com as expectativas e normas do Museu do Amanhã.
Conformidade com normativas e legislação vigentes:
Manter-se atualizado com as normativas e legislações do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e do ICOM (Conselho Internacional de Museus), bem como com outras diretrizes nacionais e internacionais relevantes para a gestão de acervos e práticas museológicas.
Garantir que o Museu do Amanhã cumpra todas as exigências legais e normativas que são cabíveis ao Museu do Amanhã, analisando a conformidade com as políticas, processos e normas do IDG e propondo ajustes nestas, quando necessário e em colaboração com as áreas responsáveis (Jurídico, Compliance, Planejamento e Processos, dentre outras).
Colaborar com a Gerência Geral de Conteúdo na adaptação e implementação de novas normas e regulamentos para garantir a atualização contínua dos processos e das práticas museológicas.
Propor, desenvolver e implementar modelos de documentos normativos internos e orientações gerais específicas sobre práticas museológicas, em conjunto com o setor responsável no Museu do Amanhã (Gerência de Planejamento, Processo e Performance), de forma a garantir a inclusão e o cumprimento das legislações pertinentes.
Assegurar que os processos museológicos estejam em conformidade com as normas de preservação, documentação e gestão de acervos, quando aplicável.
Garantir que o conteúdo das exposições e programações seja adequadamente documentado e acessível, conforme os procedimentos estabelecidos no Centro de Documentação.
Verificar se o acervo utilizado nas exposições e programações está devidamente registrado, quando aplicável, atualizado e documentado, conforme os procedimentos estabelecidos no Centro de Documentação.
Promover a atualização contínua da documentação relacionada às exposições, garantindo que o centro de documentação reflita com precisão todos os processos e as mudanças nas programações do Museu.
#J-18808-Ljbffr