Ação Afirmativa: Esta oportunidade de trabalho está aberta a qualquer pessoa independente de religião, cor, deficiência física ou mental não incapacitante para o trabalho, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero. O CIEDS é contrário a qualquer forma de discriminação e está comprometido com a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades. Se você acha que pode se beneficiar da nossa política de ação afirmativa, por favor informe na sua candidatura. Desafio: Promover o desenvolvimento educacional de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, utilizando o ensino de Português e Matemática como ferramentas de transformação social. Deverá garantir a melhoria no aprendizado de leitura, escrita e raciocínio lógico dos alunos, adaptando os conteúdos às realidades e necessidades do grupo. Além disso, será responsável por motivar os alunos, promover a autoestima, incentivar a disciplina e o interesse pelas matérias, e preparar os estudantes para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento de habilidades que favoreçam seu futuro acadêmico e profissional. Principais Responsabilidades : Planejar e Ministrar Aulas: Desenvolver e conduzir aulas de Português e Matemática, adaptando os conteúdos às necessidades e realidades dos alunos. Desenvolver Habilidades Cognitivas: Fomentar o aprendizado de leitura, escrita, interpretação de texto e habilidades matemáticas, promovendo a compreensão e aplicação dos conteúdos no dia a dia. Motivar os Alunos: Estimular o interesse pelas disciplinas, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento da autoestima e da confiança dos estudantes. Avaliar o Progresso dos Alunos: Acompanhar o desempenho dos alunos, identificando dificuldades e oferecendo apoio individualizado para promover o avanço acadêmico. Promover a Cidadania e Valores: Ensinar e reforçar valores como disciplina, respeito, responsabilidade e colaboração por meio de práticas pedagógicas inclusivas. Integrar a Comunidade Local: Utilizar exemplos e contextos culturais locais para tornar o aprendizado mais relevante e aplicável à realidade dos alunos, promovendo a integração da comunidade no processo educativo. Colaborar com a Equipe Educacional: Trabalhar de forma colaborativa com outros educadores e profissionais para garantir a continuidade e eficácia do processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de estratégias de apoio às famílias. Requisitos do Cargo: Superior Completo em Pedagogia ou afins Tempo de vivência na função : De 1 ano a 2 anos Conhecimentos Específicos : Didática e Pedagogia: Domínio de metodologias de ensino, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade, e capacidade de adaptar o ensino de Português e Matemática de forma inclusiva. Linguística e Literatura: Conhecimento aprofundado da língua portuguesa, suas regras gramaticais, sintáticas e de interpretação de textos, bem como domínio de conceitos de literatura e produção textual. Matemática Básica: Conhecimento sólido de conceitos matemáticos fundamentais, incluindo operações, álgebra, geometria, raciocínio lógico e resolução de problemas. Gestão de Sala de Aula: Habilidade para gerenciar turmas heterogêneas, manter um ambiente de aprendizado positivo e motivador, e aplicar estratégias para manter o engajamento dos alunos. Psicologia Educacional: Compreensão do desenvolvimento infantil e juvenil, especialmente em contextos socioeconômicos vulneráveis, para adaptar a abordagem pedagógica às necessidades emocionais e cognitivas dos alunos. Avaliação Educacional: Capacidade de planejar e aplicar avaliações formativas e somativas, além de realizar acompanhamento individualizado do progresso acadêmico dos alunos. Conhecimento do Contexto Social Local: Familiaridade com a realidade social e cultural de Pacajus, permitindo uma adaptação do conteúdo e das práticas pedagógicas à comunidade. Diferencial : Conhecimento da realidade sociocultural de Pacajus Habilidade de integrar o aprendizado com questões locais Experiência com metodologias de ensino inovadoras Experiência em uso de recursos didáticos alternativos e abordagem inclusiva Habilidades para lidar com desafios socioemocionais