Como requisito básico, você deve ter:
Ensino Técnico Completo em Segurança do Trabalho;
Experiência no setor de Segurança do Trabalho;
Certificação NR-35 (Trabalho em Altura);
Certificação NR-33 (Trabalho em Espaço Confinado);
Certificação NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos);
Vivência em projetos alimentícios e/ou industriais;
Você se destaca se tiver:
Experiência em área industrial e alimentícia.
Descrição sumária:
Atuar para assegurar o cumprimento das diretrizes de Segurança do Trabalho, através do gerenciamento da adequação das práticas para o atendimento às normas e legislações relativas aos temas de sua responsabilidade, bem como assegurar a assessoria às áreas no desenvolvimento de projetos, visando minimizar riscos à segurança dos trabalhadores, atendendo aos objetivos estratégicos e crescimento da empresa.
Descrição detalhada:
Atuar na análise de variáveis e evoluções, implementação, manutenção e execução das atividades relacionadas ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no trabalho, conforme a norma 45001, seguindo as diretrizes da empresa.
Atuar para o mapeamento dos perigos, riscos de segurança e o nível de exposição, bem como o gerenciamento de ações dentro da hierarquia de controles, elaborando o planejamento de execução com definição de prioridades, a fim de promover um ambiente seguro e saudável com a redução contínua dos incidentes e do fator de risco de segurança da empresa.
Atuar no monitoramento de indicadores estabelecidos e dar suporte às áreas no desenvolvimento e implantação de procedimentos/instruções de trabalho e ferramentas para a realização segura das atividades a fim e mitigar / eliminar riscos e atender os critérios e exigências legais.
Executar a análise crítica do cenário de segurança, assim como a atualização de dados estatísticos, o mapeamento de locais e cenários adversos e comportamentos inadequados, estabelecendo ações de correção e controle com os gestores das áreas, a fim de solucionar problemas de forma preventiva e corretiva, orientando também sobre alocação adequada dos profissionais, treinamentos, EPCs, EPIs e programas relacionados.
Contribuir para manter atualizado o programa de atendimento a emergências, com desenvolvimento, instrução e descrição de procedimentos estruturados e ações para situações emergenciais, bem como ajudar a testar periodicamente a eficácia das ações através de simulados sobre cada cenário de risco mapeado, a fim de aprimorar a prevenção de acidentes e fortalecer a cultura de segurança.
Exercer o monitoramento sobre o uso correto e contínuo dos recursos de segurança (ferramentas preventivas, procedimentos, Instrução técnica), efetuando inspeções nas áreas e, apoiando e orientando as lideranças no tratamento dos desvios identificados, de forma pontual, coletiva e sistêmica.
Elaborar e atualizar documentações obrigatórias e das bases de dados da empresa no âmbito da segurança do trabalho, visando o cumprimento de procedimentos internos, legislação vigente e normas reguladoras.
Elaborar o LTCAT (Laudo Técnico da Condições Ambientais do Trabalho), a fim de definir a insalubridade, periculosidade e dados para aposentadoria especial, observando a legislação vigente.
Determinar o tipo de EPI - Equipamento de Proteção Individual a ser utilizado pelos colaboradores, conforme legislação vigente, características do local de trabalho e tipo de serviço executado.
Contribuir na proposição e desenvolvimento das políticas e práticas para o aprimoramento das condições seguras de trabalho e atuar na execução do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), em cumprimento à legislação vigente e diretrizes da empresa, objetivando a prevenção de acidentes, bem como promovendo ações de melhorias no trabalho, dando suporte técnico no desenvolvimento e aplicação de novos projetos e processos da empresa, avaliando as condições inerentes aos aspectos de segurança, a fim de assegurar o alcance dos resultados esperados pela organização, conforme as especificações técnicas.
Conferir e assinar os relatórios elaborados pelos Técnicos de Segurança do Trabalho, corrigindo e orientando-os quanto a possíveis erros, antes do encaminhamento aos gestores e órgãos competentes.
Atuar no atendimento às auditorias e fiscalizações, apresentando documentos que comprovam e justificam que a empresa está atendendo às legislações específicas, visando minimizar riscos, penalidades e comprovar e justificar as práticas adotadas.
Realizar a implementação de processos e procedimentos que contribuam para o aprimoramento da gestão de segurança da empresa, avaliando os impactos na performance e mapeando os riscos e potenciais pontos de vulnerabilidade inerentes ao tema, influenciando a tomada de ações estratégicas para adoção de tecnologias seguras e limpas, focando na redução de riscos inerentes ao negócio.
Orientar os trabalhos de montagem e atuação da CIPA.
Implantar, planejar e realizar as atividades previstas para a sua função com desenvoltura, autonomia e excelência de performance, dominando todas as operações, processos ou equipamentos da área de atuação (ou tendo domínio de processos e tecnologias de diferentes áreas), bem como aplicando uma visão abrangente e sistêmica nas análises, contando com o apoio do gestor para eventuais.
#J-18808-Ljbffr