O Colégio Pentágono é mais do que uma instituição de ensino, somos um time comprometido com a excelência educacional e a formação integral dos nossos alunos. Fundado em 1971, temos quatro unidades estrategicamente localizadas em: Alphaville Morumbi Perdizes Bartira Perdizes Caiubi Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio , buscamos ir além do tradicional, com cinco compromissos que sustentam nosso propósito: Excelência Acadêmica Formação do Indivíduo Cidadão do Mundo Parceria com as Famílias Ser Feliz na Escola Oferecemos quatro itinerários formativos e mais de 30 disciplinas eletivas desenvolvidas especialmente para ajudar os alunos do Ensino Médio a descobrir seus talentos, habilidades e interesses individuais. Nosso Departamento Internacional oferece programas de imersão no idioma inglês learn&play e Bridges , além de aulas extracurriculares de espanhol e atividades relacionadas a línguas estrangeiras, incluindo o Time Olímpico de Inglês, o Pentágono Model United Nations (PMUN), e eventos como Pentágono English Olympics (PEO).
No período complementar, os alunos podem escolher entre 15 modalidades esportivas, além de aulas de Coral e Teatro, na Escola de Esportes e Cultura .
Destacamos ainda o Centro de Desenvolvimento Pentágono (CDP) , uma iniciativa dedicada à formação dos nossos profissionais.
Oferecemos uma ampla gama de oportunidades de aprendizado, desde workshops especializados até programas de capacitação abrangentes.
É um recurso valioso para aprimorar habilidades, adquirir novos conhecimentos e promover a excelência em todos os aspectos da educação.
Além disso, contamos com uma equipe estratégica na Central Administrativa que colabora para o funcionamento integrado das unidades educacionais.
Essa estruturação permite uma gestão eficiente e coordenada, proporcionando uma experiência educacional mais abrangente e enriquecedora para nossos alunos.
Quer saber como é ser Pentágono?
Conheça mais sobre a Nossa Cultura .
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Acesse o suporte aqui . Que tal construir o futuro da educação com a gente?
#VemSerPentágono /n Formação Certificações e Cursos: - Licenciatura completa em Pedagogia - Pós-graduação (Lato Sensu ou Mestrado) em áreas relacionadas à Educação, como Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação Inclusiva, Neuroeducação ou outros campos correlatos.
- Cursos de extensão na área educacional, demonstrando comprometimento com o aprimoramento profissional e participação em formação continuada, incluindo workshops e eventos sobre práticas pedagógicas inovadoras para o Ensino Fundamental.
- Certificações em práticas educacionais inovadoras ou técnicas pedagógicas contemporâneas que possam enriquecer a experiência de ensino para estudantes dessa faixa etária.
- Certificação Google Workspace - Nível 1 (desejável) ou similar em ferramentas tecnológicas educacionais.
Experiências Essenciais: - Experiência prévia em instituições de ensino básico que atendam as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
- Domínio das operações básicas matemáticas.
- Conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na aplicação prática para o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e motoras nos alunos.
- Experiência em colaborar com professores titulares na implementação de atividades pedagógicas alinhadas ao currículo, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e dinâmico.
- Atualização constante sobre práticas educacionais contemporâneas e metodologias de ensino eficazes para essa faixa etária.
- Habilidades em planejamento e execução de atividades que incentivem o pensamento crítico, a resolução de problemas, e a colaboração entre os alunos.
- Habilidades no uso dessas ferramentas, como Google Planilhas, Google Drive e Google Meet, para integrar recursos tecnológicos em suas práticas educacionais - Familiaridade com tecnologias educacionais voltadas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, como plataformas digitais e softwares educacionais que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.
Habilidades Interpessoais: Além das competências técnicas, é fundamental que este profissional possua habilidades interpessoais sólidas.
Deve ter uma comunicação clara e adaptável para diversos públicos, empatia para compreender as necessidades dos alunos e criar um ambiente acolhedor, flexibilidade para ajustar estratégias de ensino conforme as exigências da sala de aula, habilidades de gestão para manter disciplina e foco, capacidade de motivar os alunos e resolver conflitos de forma construtiva, colaboração eficaz com professores titulares, colegas e pais para apoiar o desenvolvimento integral dos alunos, e organização precisa no planejamento e execução das atividades educacionais.
Essas competências são essenciais para facilitar um ambiente de aprendizagem estimulante e preparar os alunos para os desafios do futuro.
/n Suporte educacional e planejamento colaborativo: Trabalhar em estreita colaboração com os professores titulares para auxiliar no planejamento e execução das atividades educacionais.
Contribuir para a elaboração de materiais didáticos e recursos pedagógicos que estimulem o aprendizado e a participação ativa dos alunos.
Auxílio individualizado e desenvolvimento de habilidades acadêmicas: Acompanhar o progresso dos alunos, oferecendo suporte individualizado quando necessário.
Promover o desenvolvimento das habilidades acadêmicas fundamentais, como leitura, escrita e aprofundamento em operações matemáticas.
Incentivar a autonomia e o pensamento crítico dos alunos.
Colaboração em equipe e coerência pedagógica: Participar de reuniões pedagógicas, compartilhando ideias e contribuindo para o aprimoramento do programa educacional.
Trabalhar em estreita colaboração com os demais membros da equipe, garantindo a coerência pedagógica e a troca de experiências para o sucesso dos alunos.
Desenvolvimento profissional e melhoria contínua: Engajar-se em oportunidades de aprendizado contínuo, buscando aprimorar suas habilidades pedagógicas e se manter atualizado(a) sobre as melhores práticas educacionais.
Compartilhar conhecimentos e experiências com a equipe, promovendo um ambiente de crescimento profissional coletivo.
Relação empática e ambiente seguro: Estabelecer uma relação de respeito, empatia e diálogo com os alunos, criando um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado e o desenvolvimento socioemocional dos alunos.